icone facebookicone twittericone instagram

A partir de agora, o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, conta com um equipamento destinado à realização de endoscopias digestivas altas, adquirido com investimento do Governo do Estado. O novo recurso vai agilizar os atendimentos e evitar que os pacientes tenham de se deslocar a outros locais para fazer o exame.

HMISC endoscopia

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

A endoscopia digestiva alta, ou somente endoscopia, é o nome dado a um exame que tem como finalidade observar internamente os órgãos do trato digestivo. Para realização do exame é inserido um tubo pela boca do paciente sedado que vai avaliar as condições do esôfago, estômago e duodeno.

O aparelho utilizado é o endoscópio, um longo tubo feito de plástico resistente e flexível, que possui um chip com câmera na ponta. As imagens captadas através do endoscópio oferecem ao médico que realiza o exame imagens reais da parte mais alta do tubo digestivo do paciente.

Como as imagens aparecem num monitor, elas podem ser gravadas e impressas para serem encaminhadas a outros profissionais de saúde que acompanham a pessoa examinada. O primeiro exame foi realizado dia 29 de dezembro e já foram feitas cinco endoscopias em pacientes com indicação.

“Antes, nossos pacientes eram levados a outras unidades para realização do exame. Essa é mais uma conquista do Hmisc”, comemorou a gerente de enfermagem do hospital, Luana Ferrarini Ferrarezi.

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde - IDEAS. 

.