A Secretaria de Estado da Saúde (SES) trouxe uma iniciativa inovadora para valorizar e apoiar seus servidores. Nesta segunda-feira, 22, foi apresentado o Plano de Integridade e Compliance, bem como o lançamento do Programa Cuidar de Quem Cuida SC e a Cartilha do Servidor. O projeto visa capacitar, orientar, estimular e cuidar dos profissionais que desempenham papel fundamental no atendimento à população catarinense.

cartilha do servidor

Dá esquerda para a direita: Marisa Zikan (CGE), Graziane Paim (DPRO/ NUPROJ), Marilisa Boehm (vice-governadora) Flora Paulesky (corregedora SES) I Fotos: Josiane Ribeiro/ Ascom SES

A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, e contou com a participação da vice-governadora,  Marilisa Boehm, e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, além de gestores e servidores da SES.

“Nós estamos hoje aqui preocupados com o servidor, por isso cuidar de quem cuida. Nós precisamos cuidar do emocional dos nossos servidores. Por isso nós estamos ofertando essa cartilha, por meio da corregedoria. O objetivo não é punir, e sim orientar. Então é preciso que vocês recebam essa cartilha, leiam e sejam mais humanos, sejam mais compreensivos com seus colegas. Nela também há os deveres, porque não é só de direitos que nós sobrevivemos. Nós precisamos dos direitos, mas os deveres também são muito importantes”, destacou a vice-governadora, Marilisa Boehm.

O programa surgiu a partir da implementação do Plano de Integridade e Compliance da SES, um conjunto de ações coordenadas pelo Núcleo de Gestão de Projetos (NUPROJ) e que identificaram e mapearam situações com o objetivo de reduzir riscos de integridade e promover a moralidade, a ética e a honestidade na administração pública.

cartilha do servidor 2

>> Baixe a Cartilha do Servidor
aqui
!

Durante o evento, foi lançada a Cartilha do Servidor da Saúde, elaborada pela corregedoria em parceria com o Comitê de Integridade e Compliance, e validada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

“Nossa cartilha tem como objetivo envolver todos os colaboradores da área da saúde, incluindo estatutários, temporários e aqueles vinculados a empresas terceirizadas. A grande meta é reduzir os conflitos e diminuir o número de denúncias recebidas em nossa ouvidoria”, reforçou a secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A cartilha aborda os direitos, deveres e proibições que o servidor deve conhecer, bem como apresenta o funcionamento dos procedimentos correcionais, e quais são as punições correspondentes para cada infração cometida.

Flora Paulesky Juliani de Arruda, corregedora da SES, destaca que a iniciativa visa não apenas combater as demandas correcionais existentes, mas também trabalhar na prevenção, promovendo um ambiente mais saudável e acolhedor. "Na cartilha, trazemos curiosidades sobre as principais dúvidas dos servidores e destacamos a importância da auto reflexão comportamental. É uma ferramenta completa para que os profissionais da saúde compreendam melhor seu papel e atuem de maneira consciente e responsável", explica.

A programação do evento incluiu:

- Solenidade de abertura: Autoridades;

- ⁠Apresentação do Programa de Integridade no estado de Santa Catarina: Marisa Zikan;

- ⁠Apresentação do Plano de Integridade na Secretaria de Estado de Santa Catarina: Graziane Paim;

- ⁠Apresentação do Programa Cuidar de quem cuida SC : Flora Paulesky Juliani de Arruda;

- Prática de aprendizado: Michelle Monteiro Alves Roldan;

- ⁠Apresentação da Cartilha: Flora Paulesky Juliani de Arruda;

Mais informações para a imprensa:

Silvestre Aguiar
Secretaria de Estado da Saúde