Na região Nordeste de Santa Catarina, o município de Joinville iniciou a aplicação da vacina contra a dengue neste sábado, 24. Santa Catarina recebeu, na noite de quarta para quinta-feira (21 e 22), a primeira remessa com 29.100 vacinas que serão utilizadas para aplicação da primeira dose (D1) em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), fez a distribuição das vacinas na quinta-feira (22).

Desse montante, 15.701 doses foram destinadas para Joinville. Neste sábado, das 8h às 12h, oito Unidades Básicas de Saúde de Família (UBSFs) estão abertas para aplicação da vacina contra a dengue. São elas: Paranaguamirim, Floresta, Boehmerwald, Aventureiro I, Dom Gregório, Vila Nova Sede, Pirabeiraba e Costa e Silva.

A partir de segunda-feira, 26, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas das regiões da cidade, com exceção da UBSF Jativoca, Comasa e João Costa, que atuam como Sentinela para atendimento da dengue.

Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ubsfjlle). Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável e chegar na UBSF pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento.

A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Não pode receber a vacina pré-adolescente que teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Fonte: Prefeitura de Joinville