icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) recebeu no início da tarde desta sexta-feira, 5, uma nova remessa com 21.655 doses da vacina contra a dengue. Com a chegada dessas doses, a vacinação será ampliada para a região da Grande Florianópolis, conforme anunciado no início desta semana. A distribuição para os municípios começa já nesta sexta.

20240222101809 RTR 6500 redu

Ricardo Trida / Secom

A orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) é que as cidades da Grande Florianópolis iniciem a aplicação da primeira dose (D1) em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos assim que receberem as remessas. Neste primeiro momento, 19 municípios (ver lista abaixo) vão receber vacinas. Posteriormente, o Ministério da Saúde (MS) vai enviar mais imunizantes para contemplar as demais cidades da região: Alfredo Wagner, Major Gercino e Leoberto Leal.

A decisão de ampliar a vacinação foi divulgada pelo MS na semana passada, por meio de Nota Técnica (https://dive.sc.gov.br/index.php/noticias-todas/646-secretaria-da-saude-vai-receber-20-658-novas-doses-da-vacina-contra-a-dengue-para-ampliar-a-vacinacao), e tem como objetivo aumentar o acesso da população-alvo à vacinação e dar mais agilidade à aplicação de doses. Neste momento, não há previsão de ampliação para outras regiões do estado.

A população estimada nesta faixa etária para a região da Grande Florianópolis é de 77.926 crianças e adolescentes. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 90% do público total.

João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica, pede que pais e responsáveis fiquem atentos às informações repassadas pelas Secretarias de Saúde de cada município para saber os horários, datas e locais de vacinação. O diretor destaca ainda que é importante que crianças e adolescentes se imunizem contra a doença.

“Temos hoje em Santa Catarina, segundo o painel estadual, mais de 115 mil casos prováveis de dengue notificados e 59 mortes. Infelizmente, não há vacinas para todos e precisamos seguir com as medidas de prevenção que é a eliminação de locais com água parada, mas a vacinação pode ser mais uma aliada no controle da doença. Então, o nosso apelo é para que pais e responsáveis levem seus filhos para vacinar”, assinala o diretor.

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses (dose 1 + dose 2) com um intervalo de três meses entre elas. A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

Municípios da Grande Florianópolis que serão contemplados com a vacina da dengue

Florianópolis - 7.785 doses
São José - 4.293 doses
Palhoça - 4.150 doses
Biguaçu - 1.359 doses
Tijucas - 960 doses
Santo Amaro da Imperatriz - 462 doses
São João Batista - 602 doses
Governador Celso Ramos - 290 doses
São Pedro de Alcântara - 85 doses
Antônio Carlos - 212 doses
Canelinha - 244 doses
Paulo Lopes - 158 doses
Garopaba - 505 doses
Águas Mornas - 101 doses
Nova Trento - 204 doses
São Bonifácio - 36 doses
Angelina - 86 doses
Rancho Queimado - 60 doses
Anitápolis - 63 doses