A articulação realizada pelo Governo do Estado garantiu a abertura de mais 60 leitos para atendimento de pacientes com dengue em Joinville. Divididos entre o Hospital Bethesda e o Hospital Spa Vida, os leitos buscam reduzir o impacto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS). Também há previsão de mais 15 leitos para essa unidade hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Bethesda2 png

Os 10 leitos do Hospital Bethesda foram abertos nesta segunda-feira, 22, e se juntam aos outros 50 já disponibilizados no Hospital Spa Vida, no início deste mês. “Esses novos 10 leitos que estão sendo abertos no Hospital Bethesda, assim como os 50 que foram abertos no Spa Vida, que já está atendendo a população que tem a necessidade de internamento hospitalar, seja por dengue ou por doenças respiratórias, serão financiados com recursos do Fundo Estadual de Saúde, tesouro do Estado de Santa Catarina, conforme orientação do governador Jorginho Mello”, afirmou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Além dos leitos já abertos, a SES está trabalhando para a abertura de mais 15 leitos no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt para atendimento de pacientes com dengue e doenças respiratórias. Neste momento, estão sendo contratadas as equipes e realizada a adequação do espaço físico que ficará instalado no ambulatório cirúrgico.

Os investimentos do Governo do Estado na região, além do custeio dos leitos, ultrapassaram os R$2,5 milhões. Foram R$2.250.600,00 para a assistência dos casos de dengue repassados em 2023 e mais R$400 mil para a vigilância em saúde entre 2023 e 2024.

A região Nordeste é a mais impactada com a dengue no Estado, com mais de 62 mil casos prováveis, sendo 54 mil apenas em Joinville. Também foi a primeira região a receber a vacina contra a doença. Até esta segunda-feira (22), 73% das doses recebidas foram aplicadas, e o imunizante segue disponível nos postos de vacinação.

“Lembrando que para a gente evitar cada vez mais a dengue no nosso estado, precisamos fazer a nossa tarefa que é o cuidado das nossas casas, dos terrenos vazios próximos às nossas casas, para que o poder público cuide dos espaços públicos. E fazemos um apelo para que as nossas crianças de 10 a 14 anos que ainda não foram vacinadas contra a dengue procurem uma unidade de saúde e façam a sua vacina. Assim como a população que é público-alvo e tem direito à vacina da gripe, busquem os postos de vacinação o mais rápido possível. Ela está disponível nos 295 municípios do nosso Estado. Vamos juntos evitar mais doenças respiratórias vacinando a nossa população”, completa Carmen Zanotto.