icone facebookicone twittericone instagram

A partir desta segunda-feira, 29, a vacina contra a gripe está liberada para aplicação em crianças de até 12 anos de idade em Santa Catarina. A ampliação da faixa etária ocorre em virtude da antecipação da circulação dos vírus respiratórios no estado e do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em crianças dessa faixa etária. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 80% das internações de SRAG por influenza estão nas faixas etárias de 0 a 12 anos e acima de 60 anos.

vacina gripe capa

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

“A Secretaria de Estado da Saúde, através da nossa equipe de Vigilância Epidemiológica, está orientando os municípios que, por ventura, tenham vacinas da gripe nos seus estoques, que ampliam a faixa etária a partir desta segunda-feira. 80% dos internamentos de síndrome respiratório aguda grave, que estão nos nossos hospitais e internados, tanto nas enfermarias quanto nas UTIs, são de crianças de 0 a 12 anos de idade. A vacina, até o momento, estava disponível para crianças de 6 meses a 5 anos. A partir de hoje, estamos orientando ampliar essa faixa etária de 5 a 12 anos de idade. Com isso, a gente vai imunizar nossas crianças mais rapidamente e reduzir os internamentos hospitalares”, reforça a secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto.

Com a ampliação, a vacina contra a gripe passa a ser liberada para todas as crianças com idade entre 6 meses a 12 anos de idade. Antes, a dose só era liberada para crianças até 5 anos. A aplicação de doses nas pessoas dos demais grupos prioritários como idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, entre outros, permanece sem alteração. 

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 25 de março em todo o estado de Santa Catarina e segue até o dia 31 de maio. O dia D, sábado de mobilização estadual, ocorreu no dia 13 de abril, mas os municípios têm autonomia para realizar novas mobilizações caso achem necessário para alcançar a cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90%. Até o momento, segundo o painel de doses aplicadas do MS, Santa Catarina está com uma cobertura vacinal de 29,90%. 

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a Secretaria de Estado da Saúde alerta para a importância de se vacinar o quanto antes para evitar casos graves, hospitalizações e mortes por gripe. Importante ressaltar que crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. 

Para aquelas que também estão na faixa etária para aplicação da vacina contra a dengue, que é de 10 a 14 anos, o intervalo recomendado entre as doses da gripe e da dengue deve ser de 24 horas.