O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), revela que até a última segunda-feira, 06, foram registrados 245.073 casos prováveis em 278 municípios do estado, representando um aumento de 222,81% comparando com o mesmo período do ano passado.

Em relação aos óbitos, foram confirmadas 151 mortes por dengue e outras 50 permanecem em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde. Os óbitos em investigação são dos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Blumenau, Brusque, Campo Erê, Florianópolis, Ipuaçu, Itajaí, Itapema, Joinville, Penha, São José, Tijucas e Xaxim.

Além disso, o informe revela que foram identificados 36.654 focos do mosquito Aedes aegypti em 244 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 166 são considerados infestados pelo vetor.

A SES reforça que a principal medida de prevenção contra essas doenças, é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que são os locais com água parada.

O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, ressalta que ao perceber os primeiros sintomas deve-se buscar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. “Os sintomas mais clássicos são: febre, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dor atrás dos olhos, dor no corpo”, destaca.

A hidratação, com muita água, deve começar imediatamente e o atendimento logo nos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a doença se agrave. Também é importante não tomar remédios por conta própria sem uma avaliação do serviço de saúde.

Confira o informe completo aqui.