icone facebookTwitterInstagram

 

Florianópolis, 1º de dezembro de 2016

 

Nesta semana, diversas ações estão sendo realizadas em Santa Catarina para marcar a celebração do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado nesta quinta-feira, 1º de dezembroAs atividades programadas tem como focos o incentivo ao uso de preservativo e a conscientização da população em relação às formas de prevenção ao HIV/Aids e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento. 

 

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou as atividades alusivas à data na segunda-feira, com a abertura do Seminário de Boas Práticas para Ampliar a Adesão ao Tratamento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, que foi realizado segunda e terça-feira, 28 e 29, em Florianópolis, pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). O evento reuniu 150 profissionais de saúde atuantes nos Serviços Especializados e nos Centros de Testagem e Aconselhamento de Santa Catarina. EStavam em debate temas como panorama epidemiológico, prevenção combinada, o papel do profissional de saúde na corresponsabilidade da adesão ao tratamento e a atuação das Organizações Não Governamentais. O evento também contou com o relato de experiências e a apresentação de práticas exitosas. 

 

Em Florianópolis, no dia 1º de dezembro, quinta-feira, a equipe da Vigilância Epidemiológica estará no largo em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen), das 7h às 17h, realizando abordagem da população para o esclarecimento de dúvidas e distribuição de materiais informativos e de preservativos.

Além da Capital, diversos municípios desenvolveram ações alusivas à data. Em Itajaí está sendo realizada a Semana de Prevenção ao HIV, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Univali. Na segunda-feira, 28, as equipes estiveram no campus da universidade distribuindo preservativos, lubrificantes e informativos aos estudantes. Na terça-feira, às 19h, houve o lançamento do documentário “O combate ao HIV em Itajaí”, no teatro Adelaide Konder, seguido por uma roda de debates. No dia 30, das 9h às 16h, foram oferecidos testes rápidos para a comunidade para detecção de HIV, sífilis e hepatites no ambulatório da Univali. Na quinta-feira, 1º de dezembro, ocorrerá o evento de encerramento e conscientização na luta contra a doença e intensificação da realização de testes rápidos em todas as unidades de saúde do município.

Em Brusque, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a campanha de Teste Rápido na quinta-feira, durante todo o dia, nas unidades de saúde. Será feita a distribuição de materiais informativos e divulgação nos veículos de imprensa locais. Em Criciúma, as celebrações do Dia Mundial de Combate à Aids marcarão o encerramento do Projeto Consciência na Adolescência, que envolveu estudantes da rede municipal de ensino em atividades educativas relacionadas à sexualidade, à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce. O evento contará com apresentações artísticas e culturais e orientações sobre saúde na praça central. As unidades de saúde terão o horário estendido para a realização de Teste Rápido. Em Mafra será realizado o 1º Show de Talentos, com apresentações de teatro, paródia e poesias com enfoque na prevenção das DSTs/Aids. O evento acontecerá a partir das 13h30 no auditório da Universidade do Contestado.  Em Indaial, a Secretaria da Saúde realizará o Seminário HIV/AIDS Hepatites Virais e Sílis no dia 2 de dezembro na sede da Associação Empresarial da cidade, das 8h às 16h45. No sábado, 3, será oferecida testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, das 8h às 17h, na unidade de saúde Dr. Heinz Schutz.

 

Mais informações:

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde

(48) 3664-7406
(48) 3664-740
​2​