icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, realizou a formatura de 61 profissionais de saúde de diversos municípios que participaram de cursos integrantes do programa de Fomento à Especialização Profissional para Atenção Primária à Saúde de Santa Catarina (FEPAPS/SC). O evento ocorreu na noite de sábado, 24, no Favorita Golden Hotel e Eventos, em São José.

 formatura ESP

Foto: Divulgação SES/SC

Durante 2 anos, na maioria dos cursos, os profissionais - médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física - fizeram pós-graduação em Atenção Primária à Saúde, reforçando e adquirindo novos conhecimentos para atender de forma plena e ainda melhor os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, explicou que a Secretaria de Estado da Saúde apoiou o programa em parceria com os municípios e com a União, visando fomentar as residências multiprofissionais e de medicina no âmbito da Atenção Primária.

“A qualificação dos profissionais por meio de especializações e de programas que apoiem e incentivam a melhora da atenção primária à saúde no nosso Estado é fundamental para que possamos ter uma atenção primária mais resolutiva, mais aprimorada e para que possamos entregar mais saúde à população catarinense. A atenção primária de Santa Catarina é forte e ela se destaca a nível nacional, mas qualificar, atualizar as informações e especializar os profissionais é sempre importante para que possamos continuar entregando saúde qualificada”, explica o secretário adjunto.

O Programa de Fomento a Especialização Profissional para Atenção Primária à Saúde foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em fevereiro de 2020. No ano seguinte, em 2021, foi implantado em parceria com municípios integrantes da Rede de Integração Ensino e Serviço para Atenção Primária.

Este Programa é uma iniciativa inovadora por sua característica multicêntrica, ou seja, pode ocorrer em 40 municípios simultaneamente. Também possui gestão descentralizada, pois a formação dos especialistas é compartilhada entre os entes federativos, fazendo com que sejam capazes de refletir criticamente sobre suas práticas na complexa área da Atenção Primária à Saúde. 

Neste ano, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina realizou a solenidade de Formatura da 7ª Turma de Médicos Residentes na especialidade de Medicina de Família e Comunidade, 3ª Turma de Profissionais Residentes na especialidade de Saúde da Família e Comunidade, 3ª Turma de Profissionais da Atenção Primária na especialidade Preceptoria Multiprofissional, 2ª Turma de Médicos de Família e Comunidade na especialidade de Preceptoria Médica, e 2ª Turma de Médicos de Família e Comunidade na especialidade Educação Permanente para Atenção Primária com enfoque nas Residências.