A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esteve na manhã desta terça-feira, 27, no Centro de Referência para a Dengue (CRD), localizado no 3º andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Canasvieiras, para conhecer e acompanhar o início das atividades. O serviço tem capacidade para atender 150 pessoas por dia, das 7h às 19h. Também estiveram presentes o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e a secretária Municipal de Saúde, Cristina Pires Pauluci.

“No plano de contingência estadual está previsto a ampliação dos horários das unidades básicas de saúde, ampliação dos profissionais nas UPAs e também a implantação dos centros de atendimento à dengue. Florianópolis está abrindo o seu primeiro centro aqui na UPA Norte para que possa acolher o maior número de pessoas com sintomas da doença, desafogando as portas das emergências, em especial da Grande Florianópolis”, destaca a gestora da Saúde Estadual, Carmen Zanotto.

111

Fotos: Leonardo Sousa | PMF

O Governo do Estado está apoiando os municípios catarinenses nas ações de combate à dengue em Santa Catarina. De 2023 até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já repassou R$ 2,4 milhões para assistência dos casos de dengue e ações de controle do vetor em Florianópolis.

A secretária municipal de Saúde, Cristina Pauluci, explicou como foi o planejamento do CRD para atender a comunidade da região norte de Florianópolis. “A gente fez uma revisão do plano de contingência que ficou pronto desde dezembro. Definimos que começaria reforçando as UPAs, depois os centros específicos de dengue, podendo aliviar um pouco as nossas portas de atendimento, os centros de saúde para que eles possam continuar atendendo às outras doenças de forma geral”.

112

O primeiro Centro de Referência para a Dengue implantado em Florianópolis, no norte da ilha, atenderá exclusivamente casos suspeitos da doença. Será possível realizar avaliação clínica, testagem e coleta de exames laboratoriais, além da assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes. O atendimento contará com testes rápidos, que apresentam resultados em minutos, a fim de anteceder o diagnóstico e mitigar a possível evolução dos casos.

Em caso de suspeita de dengue, a orientação é que a população busque a unidade de saúde mais próxima ou ligue no Alô Saúde Floripa (0800 333 3233) e realize hidratação aos primeiros sintomas de dengue. Além disso, a prevenção do mosquito da dengue continua sendo a forma mais eficaz de combate à doença. “75% da solução da dengue está nas nossas mãos, ou seja, cuidando das nossas casas e dos nossos locais de trabalho para que as prefeituras possam então estar cuidando dos cemitérios, das borracharias, das praças. Então faça a sua parte e tendo os sinais e sintomas, procure orientação ou uma unidade de saúde”, alerta a secretária Carmen Zanotto.