icone facebookicone twittericone instagram

Nesta sexta-feira (1º), a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, assinou um protocolo de cooperação com o Paraná para que o estado vizinho possa atender pacientes de Santa Catarina que necessitam de implante coclear, dispositivo para restaurar a função da audição. O ato ocorreu durante as discussões do Grupo Técnico de gestores da saúde, que acontece como parte da programação do 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.


CosudFoto: Secom


A novidade beneficia os catarinenses que moram em cidades da fronteira com o Paraná. Atualmente o procedimento já é disponibilizado no Hospital Universitário, em Florianópolis. Conforme a gestora, a intenção é expandir este serviço no estado buscando novas habilitações junto ao Ministério da Saúde.

Ao longo do evento, o debate principal girou em torno da epidemia de dengue, que afeta ambas as regiões. “Debatemos ações de fortalecimento das políticas públicas que já vinham sendo desenvolvidas desde 2023. Um dos pontos discutidos foi o financiamento, em especial dos agentes de endemias, porque a base de cálculo de Santa Catarina ainda é de 2014 e o conjunto dos municípios do estado precisam desses profissionais. Então no nosso documento apontamos esta questão e este pedido ao Ministério da Saúde", disse Carmen Zanotto.


O Cosud envolve os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Durante o encontro, os gestores e suas equipes técnicas discutirão ações para fortalecer a cooperação entre os Estados, além de políticas públicas de interesse comum das duas regiões. O evento terminará no sábado (2/3), às 10h, no Palácio Piratini.