icone facebookicone twittericone instagram

Na quarta-feira, 10, foi realizada, em Criciúma, a 3ª Oficina de Planejamento Regional Integrado (PRI) da Macrorregião de Saúde Sul de Santa Catarina. O trabalho vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Superintendência do Ministério da Saúde em Santa Catariana (MS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS). As 2 etapas iniciais ocorreram no segundo semestre de 2023.

Imagem do WhatsApp de 2024 04 10 às 18.07.31 172c270a

A Macrorregião Sul é a primeira a iniciar o processo no Estado. As regiões de Laguna, Carbonífera e Extremo Sul iniciarão as oficinas ao longo deste ano. Nesta 3ª oficina estavam presentes o secretário adjunto da Saúde, Diogo Demarchi e equipe técnica da SES, além de representantes dos municípios das regiões de Laguna, Carbonífera e Extremo Sul, MS e COSEMS

O PRI é um processo estratégico de governança, que contribui na concretização do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Nele são definidos as prioridades e responsabilidades sanitárias comuns estabelecidas entre gestores de saúde das regiões. Nesta etapa foi discutida a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS). 

A metodologia adotada tem como base as Leis Orgânicas do SUS, as resoluções Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e as deliberações Comissão Intergestores Bipartite (CIB).  

Todo o processo será desenvolvido em 5 fases, na Macro Sul já foram executadas as fases 1, 2 e 3 que corresponde ao planejamento das ações estruturantes para o desenvolvimento do PRI; à Análise da Situação de Saúde; às Prioridades Sanitárias e às respectivas Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores.