A Secretária de Estado da Saúde (SES), por meio das equipes que fazem parte do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e das Gerências Regionais de Saúde participou do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC). O maior exercício de preparação para desastres já realizado no Brasil reuniu mais de 260 mil pessoas, no último domingo, 18.
O simulado teve como objetivo testar protocolos, reforçar a prontidão das equipes e integrar esforços entre municípios e Estado para as situações de desastres. Os eventos foram simulados em tempo real, com deslocamento de equipes, acionamento de estruturas municipais e decisões estratégicas por parte do Estado.
Foto: Divulgação
“Vivenciamos situações reais. Participei de decisões estratégicas principalmente no momento da crise. Nestes casos precisamos estar atentos a todos os detalhes, tais como orientar as regionais para tomar atitudes que vão ajudar as pessoas afetadas, fazer o levantamento necessário de kits de insumos para situações de emergência, assim como verificar a validade das mercadorias doadas, checar se a água é potável em caso de enchentes e monitorar abrigos para evitar surtos”, explica Michele Marcon Telles, coordenadora do Grupo de Trabalho para Elaboração dos Planos de Contingência da SES.
Ações como esta são essenciais para reduzir o impacto de catástrofes naturais e salvar vidas em momentos críticos. “Nossos profissionais estão mobilizados para enfrentar qualquer obstáculo. O atendimento chega para ajudar e apoiar as vítimas dos desastres climáticos. O SAMU está preparado para proteger e servir a população, em qualquer circunstância”, destaca Marcos Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência.
Com o sucesso da operação, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil confirmou a realização da segunda edição do Simulado Geral de Gestão de Desastres, agendada para o dia 17 de maio de 2026. A expectativa é ampliar ainda mais a participação dos municípios e manter o exercício como referência nacional na preparação para desastres.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc