Com 70 anos de história, a Maternidade Carmela Dutra foi inaugurada em 03/07/1955, sendo a primeira Maternidade pública de Santa Catarina. Tornou-se símbolo de quem nasce na ilha de Florianópolis, com uma média de 300 nascimentos por mês. Além disso, é um hospital de ensino, pois recebe acadêmicos e residentes que buscam prática profissional especializada.
VISÃO
Ser um Centro de Referência, com capacidade preventiva e resolutiva no atendimento humanizado da mulher e do recém-nascido, com foco na excelência e dedicado à docência e pesquisa.
MISSÃO
Cuidar da saúde da mulher e do recém-nascido, promovendo assistência segura e de qualidade.
FALE COM A MCD:
48 3664.3900
BANCO DE LEITE:
48 3664.3920
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
- 1992
O Ministério da Saúde reconheceu a Maternidade como Centro de Referência Estadual em Saúde da Mulher.
- 1996
Recebeu do UNICEF o título de Hospital Amigo da Criança pelo trabalho de incentivo e proteção ao aleitamento materno.
- 2001
Em 2001 passou a oferecer registro civil dos nascidos, sendo a primeira maternidade a oferecer o serviço de forma gratuita no Estado de SC.
- 2014
A Câmara dos Deputados concedeu à instituição o Título de Hospital Amigo da Mulher.
- 2021
Início da Maternidade nas redes sociais compartilhando informações.
- 2023
- Reforma do Centro Obstétrico;
- Reforma do Banco de Leite, proporcionando uma ampliação de 100m2 na área de atendimento;
- Inauguração do Recanto da Mamãe: um novo espaço de alojamento e convivência para proporcionar maior conforto às mães que estão acompanhando seus bebês internados na UTI Neonatal;
- 2024
Inauguração da nova sala de espera para pacientes que aguardam atendimento na emergência.
- 2025
Aniversário de 70 anos da Instituição.
NOTÍCIAS
EM DESTAQUE

Ouvidoria
A Ouvidoria deve ser compreendida e utilizada como canal de comunicação do cidadão em suas relações com a Maternidade Carmela Dutra - MCD.
Através da Ouvidoria, o cidadão poderá apresentar suas sugestões, críticas, elogios, reclamações, denúncias ou solicitação de informações pertinentes a MCD.
Horário de atendimento da Maternidade:
Emergência 24h
Ambulatório das 07h30 às 17h00
Fale com a MCD
Para dúvidas sobre serviços, consultas e atendimento, entre em contato.
Centro, Florianópolis - SC – 88015-270