Estado busca parceria com Hospital Carlos Corrêa para ampliar cirurgias eletivas pelo SUS

O Governo do Estado segue buscando alternativas para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas em Santa Catarina. Uma das ações é ampliar ainda mais a rede hospitalar, que hoje possui 199 prestadores de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por conta disso, nesta quarta-feira, 12, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, esteve no Hospital Dr. Carlos Corrêa, em Florianópolis, para viabilizar uma possível parceria na realização de cirurgias eletivas. O gestor visitou as dependências da unidade acompanhado da superintendente dos Hospitais Públicos, Dra. Tatiana Titericz, e direção do hospital.

 foto_hosp_carlos_correa.jpeg

Foto: Gabriela Ressel Ascom/SES

“Estamos atuando em consonância com orientação do governador Jorginho Mello, para avançar na realização dos procedimentos cirúrgicos, não só na Grande Florianópolis, mas em todo o estado. A estrutura do hospital é muito boa, com capacidade operacional para a realização de procedimentos que possuem demanda de atendimento na Grande Florianópolis. E a Secretaria de Saúde vai avaliar as possibilidades em conjunto com o hospital para que possamos firmar uma parceria que vise a atender a nossa população no melhor tempo”, destaca o secretário.

Localizado no centro da capital, atualmente, o Hospital Dr. Carlos Corrêa atende pacientes de forma privada e por convênios. É considerado Hospital Dia e realiza cerca de 300 cirurgias por mês. Atende as especialidades de cirurgia geral, ginecologia, cirurgia plástica, otorrinolaringologia, ortopedia, buco maxilo, urologia, mastologia e cirurgia vascular. Possui 23 leitos e um novo Centro Cirúrgico com oito salas. Na filantropia, presta assistência aos idosos do Asilo Irmão Joaquim, anexo à unidade.

Desde 2023, o Governo do Estado vem atuando no enfrentamento das filas por cirurgias. A adesão de novos hospitais à rede foi possível por meio da implantação do Programa de Valorização dos Hospitais e da Tabela Catarinense que paga até 12 vezes a mais do valor disponibilizado pelo SUS. Essas ações contribuíram para o aumento das cirurgias eletivas, que já ultrapassaram 489 mil procedimentos, entre eles com internação e oftalmológicos.

“O Governo do Estado vem evoluindo com a criação da Tabela Catarinense de procedimentos e o Programa de Valorização dos Hospitais, que atualmente possui 8 hospitais que eram privados e não estavam participando do sistema de saúde, passando a oferecer algum tipo de serviço, seja na realização de cirurgias eletivas ou na disponibilização de leitos. Esperamos que com esses diálogos e essas interações, possamos avançar ainda mais e contratar outros hospitais, visando sempre atender a nossa população no menor tempo possível para trazer melhor qualidade de vida a todos”, conclui Diogo Demarchi.

 

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078 
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc