Governo de SC lança a Campanha “Mega Vacinação” contra a Covid-19

Começou neste sábado, 20, a Campanha “Mega Vacinação” contra a Covid-19 em Santa Catarina. Para marcar o início da intensificação da aplicação da segunda dose (D2) e dose de reforço (DR) dos catarinenses estiveram reunidos, na Capital, o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, o superintendente de Vigilância em Saúde Eduardo Macário, e representantes do Plano Municipal de Vacinação de Florianópolis para o lançamento oficial da campanha.

O sábado marca também o Dia D da Campanha, que segue até o dia 26 desse mês. Durante o evento, realizado no ponto de vacinação do Antigo Aeroporto da capital, o secretário André Motta Ribeiro recebeu a dose de reforço.

Profissionais de saúde aplicam vacinas em um sistema drive-thru sob uma cobertura metálica azul. Vários carros estão parados em fila, com pessoas sendo atendidas dentro dos veículos. Todos os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual, como aventais, toucas, luvas e máscaras. A cena transmite um esforço organizado de vacinação em massa. 

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

"Iniciei o sábado me dirigindo a uma das unidades de vacinação para receber a dose de reforço neste dia tão importante que marca o início da campanha de mega vacinação. Faço um apelo a todos que procurem a sua dose de reforço ou completem o esquema vacinal para vencermos esta batalha. A melhor arma que nós temos contra o Coronavírus é a vacina", enfatiza o secretário André Motta Ribeiro.

 Homem de máscara preta recebe uma dose de vacina no braço esquerdo, aplicada por uma profissional de saúde com máscara azul, touca e avental de proteção. Ele segura um cartão de vacinação com a mão direita e olha para a câmera, enquanto está em pé dentro de um ambiente clínico com paredes brancas.

A dose de reforço deve ser tomada por todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses da vacina contra a COVID-19 há mais de cinco meses. A vacina aplicada como dose de reforço será, preferencialmente, a Pfizer.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, alerta a população sobre os intervalos recomendados para a aplicação da segunda dose. “O intervalo para quem tomou a Coronavac é de 28 dias; para quem tomou a Pfizer, 8 semanas; e a AstraZeneca, 12 semanas. Todos aqueles que já estão dentro do intervalo recomendado para cada fabricante também devem procurar um ponto de vacinação para concluir o esquema vacinal com as duas doses”, destaca.

Distribuição de vacinas
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), distribuiu na sexta, 19, uma remessa com 337.460 doses da vacina contra a Covid-19. Com este envio, os municípios catarinenses dispõem de mais doses para vacinar adultos e adolescentes.

De acordo com dados do vacinômetro, já foram aplicadas 10.939.241 doses da vacina contra a Covid-19 no estado. Desse total:
5.691.307 são de D1;
4.519.417 são de D2;
258.036 de dose única;
453.482 de dose de reforço; e
16.999 de dose adicional.

Dados que apontam que 65,87% da população catarinense está imunizada.

Profissional de saúde com avental azul aplica uma vacina no braço esquerdo de uma mulher idosa dentro de um carro. Ela veste uma blusa vermelha estampada e está de máscara preta. A imagem é vista através da janela do veículo, destacando o atendimento em sistema drive-thru.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano | Bruna Matos |Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.dive.sc.gov.br
www.instagram.com/divesantacatarina
www.facebook.com/divesantacatarina