Governo do Estado publicará edital para contratação de leitos de UTI na rede privada

O Governo do Estado publicará nesta terça-feira, 2, um edital de cotação de diárias de leitos de UTI na rede privada de hospitais. A decisão foi comunicada pelo governador Carlos Moisés durante uma reunião com representantes dos hospitais privados na noite desta segunda-feira, 1º de março. A ideia do Executivo é ampliar a oferta de leitos intensivos para a população de maneira rápida por conta da atual situação da pandemia no Estado.

Segundo o governador, o edital receberá as propostas dos hospitais privados e avaliará as condições de forma célere.

Homem usando terno escuro e camisa clara participa de videoconferência em frente a um notebook HP. Ao fundo, painel com o logotipo do Governo de Santa Catarina, exibido em padrão quadriculado preto e branco, com a bandeira do estado.

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

“O Governo do Estado não está medindo esforços para garantir tratamento a todos os catarinenses. Há uma ampliação significativa dos leitos da rede pública, porém, nesse momento, precisamos de toda a estrutura disponível. A doença se espalhou de forma muito veloz nas últimas semanas e necessitamos dos leitos privados para fazer esse enfrentamento”, destacou o governador.

Três homens usando máscaras participam de uma reunião presencial em torno de uma mesa de madeira, enquanto interagem com outras pessoas por videoconferência, exibida em uma grande tela à frente. Sobre a mesa, há álcool em gel, papéis, eletrônicos e cadernos. O ambiente tem decoração clássica, com móveis antigos, cortinas vermelhas e uma pintura na parede.

O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, ressaltou que o Governo já havia publicado um chamamento público para a contratação de leitos privados no ano passado, mas havia um limite para as diárias de R$ 1,6 mil, o valor praticado pelo SUS. Dessa maneira, o edital se encerrou no dia 31 de dezembro, sem interessados.

Agora, os hospitais apresentarão os valores que consideram viáveis. A expectativa do secretário da Administração é que, dessa vez, haja o envolvimento da rede privada.

“O objetivo desta reunião foi anunciar à rede privada e aos empresários de Santa Catarina este movimento do Governo para ampliar ainda mais a oferta de leitos, agora na rede privada, mas custeado pela Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é permitir que tenhamos uma capacidade de atendimento adequada ao momento que vivemos da pandemia”, explica Tasca.

O secretário também destacou que tem havido um diálogo com o Tribunal de Contas (TCE) para explicar a proposta do Estado.

 

.
Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br