Hospital Celso Ramos recebe moderno aparelho de ecocardiograma e aprimora diagnósticos

O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), unidade própria do Governo do Estado, localizada em Florianópolis, recebeu um moderno aparelho de ecocardiograma transesofágico tridimensional (3D/4D), um exame de imagem avançado que utiliza ultrassom para visualizar o coração através do esôfago. Ele permite uma avaliação mais precisa das estruturas cardíacas, especialmente das válvulas e cavidades. Com o equipamento, o hospital está ampliando a capacidade de realização de exames aos pacientes.

WhatsApp_Image_2025-08-21_at_13.28.20.jpeg

Foto: Josiane Ribeiro 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) adquiriu o ecocardiograma e outros equipamentos, como camas hospitalares e eletroneuromiógrafo, utilizado para medir a atividade elétrica dos nervos e músculos, auxiliando no diagnóstico de doenças neuromusculares. O recurso foi viabilizado por meio de emenda parlamentar estadual, no valor de R$ 498.901,84,

De acordo com o diretor do HGCR, Michel Faraco, a nova tecnologia traz benefícios importantes para o atendimento aos pacientes. “Antes, não tínhamos essa tecnologia disponível em nossa estrutura, o que nos obrigava a depender de outros hospitais para a realização desses exames. Com o novo aparelho, poderemos realizar até 60 exames ecotransesofágicos por mês, além de manter uma oferta de cerca de 200 ecotranstorácicos mensais, já que utilizamos o mesmo equipamento para ambos os procedimentos”, explica.

O aparelho oferece imagens detalhadas em três ou quatro dimensões, proporciona maior precisão e segurança no diagnóstico e tratamento médico, além de reduzir o tempo de permanência hospitalar. Estas melhorias permitem ampliar a oferta de leitos para os pacientes, especialmente em casos que exigem rapidez na condução do diagnóstico, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A agilidade na obtenção de resultados e na intervenção médica é fundamental para aumentar as taxas de sobrevivência e minimizar sequelas.

Reconhecido como referência em alta complexidade em Neurologia e Neurocirurgia, o HGCR é habilitado como Centro de Tratamento do AVC tipo III. O hospital realiza cerca de 8 mil atendimentos mensais na emergência, aproximadamente 1.700 procedimentos cirúrgicos e mais de 1.400 internações por mês, consolidando seu importante papel na assistência à saúde na região.

 

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc