Hospital e Maternidade Tereza Ramos reforça campanha de higiene das mãos durante o mês de maio, em Lages

A higiene adequada das mãos é uma das principais medidas de prevenção de infecções, protegendo vidas e promovendo a segurança de pacientes e profissionais da saúde. Com esse compromisso, o Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR), unidade própria do Governo de Santa Catarina, localizada em Lages, intensificou suas ações de conscientização durante o mês de maio.

HTR_prevenção_infecções_menor.jpeg

Foto: Divulgação Ascom/SES

Cerca de 400 colaboradores estão participando de rodas de conversa, palestras, jogos educativos e atividades lúdicas, promovidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da instituição. Essas atividades visam ampliar o entendimento sobre quando e como utilizar as técnicas corretas de higiene da mãos, promovendo uma cultura de cuidado e segurança.

“A higiene das mãos é altamente eficaz na redução de infecções. Dados internos demonstram que, há cerca de cinco anos, a adesão dos profissionais de saúde às práticas de higiene era inferior a 50%. Para melhorar esse índice, criamos o grupo de ‘Guardiões do Cuidado’, formado por profissionais responsáveis pelo monitoramento e registro dos momentos de higiene em uma plataforma digital, integrando essas informações ao controle de infecção”, explica a enfermeira Ladyanne Kessin Flores, coordenadora do SCIH.

A iniciativa está alinhada com a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo tema neste ano é “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre”. O destaque é para a importância de seguir os cinco momentos essenciais para a higiene das mãos, o uso correto de luvas e a conscientização acerca do impacto ambiental do descarte inadequado desses insumos.

Atualmente, a adesão aos procedimentos de higiene nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ultrapassa 90%, contribuindo para uma taxa de Infeção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) abaixo de 1%. Essa redução reflete o impacto positivo das práticas de higiene, que permanecem eficazes por períodos prolongados, evidenciando a importância da conscientização contínua. “A higiene das mãos faz a diferença real na segurança do paciente e na diminuição das taxas de mortalidade hospitalar”, reforça Ladyanne.

O Dia Mundial do Controle de Infecção foi comemorado em 15 de maio, momento oportuno para reforçar o compromisso de todos na prevenção e controle de IRAS. Ainda, como parte das ações do mês, haverá reconhecimento a profissionais e setores que demonstram excelência na implementação dos protocolos de controle de infecção, destacando-se pelo comprometimento e organização.

Estão à frente dessas iniciativas as enfermeiras Ladyanne Kessin Flores, Elaine Alano Rosa e Janaina de Abreu dos Santos, todas do HMTR, que lideram os esforços para fortalecer a cultura de segurança e higiene no hospital.

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @‌saude.sc