O Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes de São José, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu nesta sexta-feira, 28 de novembro, o 1º Encontro Catarinense de Serviços de Cuidados Paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento pioneiro reuniu gestores e profissionais de saúde, proporcionando trocas de experiências, análises de desafios práticos e a discussão de propostas inovadoras. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas assistenciais mais eficientes e humanizadas na área de cuidados paliativos em Santa Catarina.

Foto: Josiane Ribeiro
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, citou as principais melhorias realizadas no hospital e os avanços na saúde em Santa Catarina. "Estamos seguindo a determinação do governador Jorginho Mello. Muitas unidades hospitalares próprias estão passando por obras para melhor atender os pacientes. Independentemente da habilitação, estamos trabalhando com muita atenção aos pacientes de cuidados paliativos. E esses seminários são de extrema importância para o aprimoramento do conhecimento e troca de experiências", explica.
Os cuidados paliativos vêm se consolidando como uma abordagem essencial no cuidado às pessoas que enfrentam sofrimento associado a doenças ameaçadoras à vida. Com o crescimento da população idosa, o aumento da prevalência de doenças crônicas e a demanda por tratamentos que conciliam intervenções de saúde com qualidade de vida, torna-se imprescindível o fortalecimento desses serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“No Hospital Regional de São José, o cuidado paliativo é feito com atenção à particularidade de cada paciente, estabelecendo interfaces com os municípios para a transição e o acompanhamento desse cuidado. Além disso, a unidade hospitalar passa por obras e reformas. Há um trabalho incansável para estruturar e qualificar as unidades hospitalares, com infraestrutura e serviços de qualidade para o atendimento dos paciente”, explica o diretor do Hospital Regional de São José, Daywson Koerich.
A discussão sobre a implantação da política nacional de cuidados paliativos está em andamento. SC aguarda a publicação da revisão da Portaria GM/MS nº 3681, de 7 de maio de 2024, sobre os critérios de habilitação, interferindo nas discussões com os serviços.
Há hospitais de gestão estadual que possuem Comissão de Cuidados Paliativos, sendo que a maioria é vinculada à alta complexidade da Oncologia. São eles: Hospital Santa Teresa (São Pedro de Alcântara), Instituto de Cardiologia (São José), Hospital Regional de São José (São José), Hospital Governador Celso Ramos (Florianópolis), Hospital Infantil Jeser Amarante Faria (Joinville), Maternidade Darcy Vargas (Joinville), Centro de Pesquisas Oncológicas - CEPON (Florianópolis) e Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis).
Também participaram do evento a superintendente dos Hospitais Públicos do Estado, Tatiana Bez Titericz; a coordenadora do serviço de cuidados paliativos do HRSJ, Francine Bragnatti, médica paliativista; e servidores da administração da SES e dos hospitais da rede estadual.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.s