Iniciativas do Estado para pacientes renais são destaque no Congresso Sul-Brasileiro de Nefrologia

As ações do Governo de Santa Catarina voltadas aos pacientes renais crônicos foram destacadas pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, na abertura do 10º Congresso Sul-Brasileiro de Nefrologia, na quinta-feira (2), em Itajaí. O evento segue até sábado, 4.

WhatsApp_Image_2025-10-03_at_14.26.42.jpg

Foto: Victória Lopes/Ascom SES

Durante a palestra, o gestor destacou a Linha de Cuidado da Pessoa com Doença Renal Crônica em Santa Catarina, que  centraliza a gestão dos estabelecimentos de Terapia Renal Substitutiva (TRS) e garante assistência contínua por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com recursos estaduais. Também mencionou a criação de um mecanismo de participação que reunirá diferentes atores, como pacientes, autoridades e prestadores, para a construção conjunta de soluções para a proposta.

“Precisamos pensar a saúde a longo prazo, projetando os próximos anos. Estamos investindo em estruturas em todas as áreas, incluindo a nefrologia, com iniciativas pioneiras no Brasil. Estamos trabalhando muito, porém é fundamental olhar constantemente a realidade do nosso território, pois é ela que deve orientar as políticas públicas. É um debate amplo, que precisa envolver não apenas gestores e serviços, mas também pacientes e seus representantes. Mais do que nunca, é hora de somar esforços e conhecimentos, aproveitando cada espaço para construir um cuidado mais adequado e eficaz”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Em 2024, o Estado realizou mais de 519 mil hemodiálises, sendo uma média de 39,8 mil pessoas que realizaram o procedimento três vezes por semana. Santa Catarina conta com 31 prestadores de serviços distribuídos pelas 17  regiões de saúde. A rede está em expansão, com o processo de adição de dois novos serviços e seis clínicas. 

O Congresso reúne especialistas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de convidados nacionais e internacionais, para discutir desafios e avanços no tratamento das doenças renais. O encontro proporciona atualização científica, oportunidades de networking e desenvolvimento profissional, abordando novas terapias dialíticas, transplantes, inovação tecnológica, inteligência artificial na nefrologia, modelos de remuneração, sustentabilidade dos serviços de saúde, políticas públicas e perspectivas futuras da especialidade.

 

Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no Instagram @saude.sc