A Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com o início da operação de duas motolâncias em Chapecó, nesta sexta-feira, 9. Os veículos haviam sido entregues pelo Governo do Estado em setembro de 2025 e a SES aguardava a finalização dos trâmites e a organização do município para que o serviço fosse efetivamente colocado em funcionamento.
Foto: Divulgação SES
A iniciativa amplia a capacidade de resposta do serviço, especialmente em regiões com intenso fluxo de veículos e em locais onde o acesso das ambulâncias pode ser dificultado, garantindo mais rapidez no atendimento à população.
As motolâncias são motocicletas equipadas com materiais de atendimento pré-hospitalar, como desfibrilador externo automático (DEA), oxigênio, medicamentos e kits de primeiros socorros. Elas são conduzidas por profissionais de saúde habilitados, que conseguem chegar rapidamente ao local da ocorrência, iniciar o atendimento imediato e realizar a estabilização do paciente até a chegada da ambulância, quando necessário.
De acordo com o Superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca a implantação do serviço representa mais um avanço na política de fortalecimento do SAMU em Santa Catarina. “Estamos investindo em soluções que garantam mais rapidez e eficiência no atendimento à população. As motolâncias permitem vencer o trânsito e chegar mais rápido a quem precisa, o que faz toda a diferença em situações críticas, onde cada minuto conta”, destaca.
O acionamento das motolâncias segue o fluxo normal do SAMU, por meio do telefone 192, com regulação médica realizada pela Central de Regulação de Urgências. A partir da avaliação do chamado, é definido o recurso mais adequado para cada ocorrência, garantindo segurança e eficiência no atendimento.
“Com a entrada em operação das motolâncias, Chapecó passa a contar com uma estrutura ainda mais eficiente para salvar vidas, unindo rapidez, tecnologia e profissionais qualificados no atendimento às urgências e emergências”, reforça Dionísio Medeiros, diretor do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel.
A nova modalidade de atendimento integra o conjunto de investimentos do Governo do Estado na modernização da frota, ampliação das bases e qualificação do atendimento pré-hospitalar, com foco na descentralização dos serviços e na melhoria contínua da assistência prestada aos catarinenses.
Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc