Novembro Azul: Santa Catarina reforça a importância do cuidado integral à saúde do homem

novembro_azul.png

No mês dedicado à saúde do homem, o Governo do Estado reforça a importância do autocuidado e exames preventivos para que o tratamento ocorra em tempo oportuno. O Novembro Azul busca quebrar tabus e engajar mais homens a priorizarem sua saúde, contribuindo para uma vida mais longa e saudável. Este ano, hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) também participarão de ações que fazem parte do 40º Congresso Brasileiro de Urologia (CBU), o terceiro maior evento de Urologia do mundo, que será realizado em Florianópolis, neste mês.

Historicamente, muitos homens tendem a evitar consultas médicas e exames de rotina, seja por barreiras culturais, medo, desinformação ou dificuldade de acesso. Essa resistência contribui para o diagnóstico tardio de diversas doenças, incluindo condições cardiovasculares, diabetes, hipertensão e o próprio câncer de próstata, que, quando identificados precocemente, têm maiores chances de tratamento eficaz e de melhoria da qualidade de vida.

“O mês de novembro é dedicado para fortalecermos as ações e conscientizar os homens para que cuidem de sua saúde e realizem exames periódicos. O câncer de próstata é o mais incidente na população masculina do país, mas se for diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores. Por isso, orientamos os homens a procurarem o atendimento correto”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no país, depois do câncer de pele não melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 71 mil novos casos da doença para 2024. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina. 

Em Santa Catarina, de janeiro a outubro de 2025, foram registrados 538 óbitos em decorrência do câncer de próstata. A tendência é que este número supere o quantitativo dos anos anteriores, que foram 624 e 606 mortes, respectivamente, em 2024 e 2023. Os dados constam no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

obitos_cancer_de_prostata_2025.png

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando aparecem podem incluir dificuldade para urinar, sangue na urina ou no sêmen, dor na região pélvica ou nas costas, disfunção erétil.

A SES/SC recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce.

Mais informações podem ser encontradas na Cartilha da Saúde do Homem, acessando AQUI

Congresso de Urologia nos hospitais

Referência em Urologia para Santa Catarina, o Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) conta com profissionais especializados, é a única residência em Urologia do Estado. Por conta disso, a unidade está atuando no 40º Congresso Brasileiro de Urologia. Nos dias 10, 11, e 14 de novembro, pacientes que aguardam no Sistema de Regulação (Sisreg) passarão por cirurgias menos invasivas em duas salas simultâneas. Médicos de todo país também discutirão casos relacionados a Urologia Reconstrutiva e Andrologia.

O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) também está participa com cirurgias e procedimentos nos dias 13 e 14. Além disso, o Hospital Infantil Joana de Gusmão está engajado no congresso com a Ação Social Novembrinho Azul, para atendimentos urológicos a meninos até 15 anos que aguardam no sistema público de saúde ao longo do dia 14.

Ainda como parte do evento, o Multi Hospital de Florianópolis, no aeroporto, realizará atendimentos pelo SUS no dia 12, com exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), ultrassonografias e biópsia de próstata.

Outras ações

Ao longo do mês, unidades públicas estaduais e municipais estarão promovendo ações de conscientização, promoção e prevenção de doenças relacionadas à Saúde do Homem. Entre elas, a SES realizará um encontro sobre o Cuidado Integral à Saúde do Homem e do Adolescente. Serão abordados temas como Promoção da Cultura da Paz, prevenção da violência e seus impactos na saúde e na vida dos homens e adolescentes. O evento será no dia 13, às 15h, de forma online, acessando pelo link: bit.ly/4ntTYWj .

 

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc