Pacientes do Cepon ganham novo espaço para aguardar por consultas

A nova recepção do Ambulatório do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) de Santa Catarina, inaugurada nesta segunda-feira, 4, traz melhorias e maior conforto aos pacientes e colaboradores. A reforma estrutural da recepção, que iniciou em fevereiro de 2021, foi realizada com recursos exclusivos da Associação de Voluntário do Cepon (AVOC), por meio de bazar e doações do Troco solidário do FORT Atacadista. O mobiliário e a decoração foram doados pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Ensino do Cepon (Cepen).

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Lencina, falou da importância do momento atual. “No próximo dia 12 completamos 1 anos e 9 meses no enfrentamento da pandemia. Todos passamos por momentos difíceis. Nós, gestores públicos, e profissionais de saúde fomos testados ao nosso limite. Muitos, infelizmente, não estão mais conosco, assim como milhares de pessoas. O Sistema Único de Saúde catarinense é tido como o melhor no enfrentamento à pandemia em todo o território nacional e todos vocês fazem parte desse resultado. É importante dizer que de todas as linhas de cuidado, as que são tempo sensíveis não foram interrompidas, assim como a linha de cuidado do paciente oncológico. Essa revitalização vem para qualificar ainda mais o serviço e assim oferecermos um SUS cada vez mais humanizado”.

Homem com máscara fala ao microfone em um evento realizado no saguão do ambulatório Dr. Alfredo Dalloul Jorge. Ao fundo, profissionais da saúde e convidados, a maioria com máscaras, assistem à cerimônia. O ambiente está decorado com enfeites rosa pendurados no teto, sugerindo uma campanha de conscientização, como o Outubro Rosa. Na frente, há uma mesa com flores e copos distribuídos sobre uma toalha branca.

Foto: Robson Valverde

A recepção precisava de um revitalização, ainda mais devido a pandemia, com a implantação do distanciamento adequado entre os pacientes, lembrou a representante do Cepen, Maristela Gesin. "Muitos dos pacientes chegam muito cedo, antes das 6 horas, e alguns nem dormiram. Com essa obra finalizada agora eles podem aguardar as consultas e a hora de entrada para os seus tratamentos, acolhidos em um espaço que lhes oferece conforto e a dignidade que eles merecem”.

O presidente da Associação de Voluntários do Cepon (AVOC), Mário Honorato agradeceu a paciência e colaboração de funcionários e pacientes. “Com uma coordenação eficiente conseguimos concluir com êxito a revitalização que ficou completa com a belíssima decoração promovida pelo Cepen. Nossas próximas metas, após recebermos o aval do hospital e do conselho deliberativo, serão construção do espaço multiuso para desenvolver melhor nossas atividades, a reforma e ampliação da enfermaria de quimioterapia tornando o espaço mais humanizado, e a reforma dos sanitários anexos ao acesso de pedestres a essa recepção. Para isso estamos trabalhando com afinco”.

De acordo com o consultor do Contrato de Gestão, Edival Silva de Matos, ventos, frio, calor, não acontecem mais graças a essas entidades. “O Cepon não parou durante a pandemia, continua realizando as cirurgias cada vez mais atendendo a população. Sabe-se que o pós-pandemia vem forte e o hospital está preparado e vem desenvolvendo suas atividades. Agradeço a essa parceria com o Governo do Estado e todos que ajudaram a realizar essa obra, que é um local de alto fluxo de pessoas e foram quatro meses intensos. Agradeço também aos pacientes, aos colaboradores que nos ajudaram nessa obra, pois não é fácil realizar uma obra enquanto estamos atendendo pacientes”, finalizou.

Informações adicionais para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Telefone: (48) 3664-8820
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.