Profissionais da saúde pública de SC participam do 24º Congresso Brasileiro de Infectologia em Florianópolis

Santa Catarina está sediando o 24º Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto 2025), que ocorre entre os dias 16 e 19 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis. O evento reúne aproximadamente três mil profissionais de saúde de todo o país, entre eles da rede estadual de saúde pública catarinense, e aborda temas essenciais para o avanço da infectologia. 

WhatsApp_Image_2025-09-16_at_19.14.27.jpeg

Foto: Josiane Ribeiro

Durante a abertura, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou a importância do congresso para o fortalecimento das ações em saúde.“Este é um evento fundamental, onde debates sobre novas abordagens em HIV/Aids, desafios das arboviroses, o aumento de doenças infecciosas respiratórias, controvérsias na imunização e outros temas relevantes são promovidos com base na ciência. A Secretaria de Estado da Saúde apoia e incentiva a participação de profissionais de diferentes áreas, pois somente por meio do diálogo e do conhecimento podemos enfrentar os desafios atuais, incluindo as mudanças climáticas e as questões de vigilância em saúde que impactam o Brasil como um todo”, afirmou. 

O Infecto 2025 oferece uma vasta programação com conferências, mesas-redondas, simpósios, aulas, oficinas e debates que abrangem todas as subespecialidades da infectologia, incluindo temas polêmicos. Além disso, o congresso conta com a participação de diversas entidades governamentais e científicas e o apoio de sociedades médicas renomadas, que promovem atividades ao longo de todo o evento. 

Também participou da abertura do evento a Dra. Renata Zomer, presidente do Congresso e da Sociedade Catarinense de Infectologia, que atua como diretora do Hospital Nereu Ramos, unidade do Governo do Estado, referência em doenças infectocontagiosas. Além dela, estavam: o Dr. Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI); Dr. Alexandre Naime, coordenador científico da SBI e presidente da comissão científica do congresso; Dr. Dráurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI) do MS; Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrade Ferreira, presidente do Conselho Regional de Medicina de SC; e Dr Luis Ernesto Cuellar Ponce de León, infectologista do Peru e presidente da Associação Pan-americana de Infectologia.

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc