Santa Catarina realizou, em novembro, o terceiro encontro presencial do Projeto Nós na Rede, iniciativa voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O evento teve como foco a qualificação dos profissionais, o intercâmbio de saberes e a promoção de práticas integrais e humanizadas em saúde mental.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reafirmou seu papel estratégico na consolidação das políticas públicas de saúde mental, com atuação contínua na qualificação das práticas de cuidado, na valorização dos trabalhadores e no estímulo a ações orientadas pelos princípios da humanização no Sistema Único de Saúde (SUS). O apoio da gestão estadual tem impulsionado processos formativos que aproximam teoria e prática, ampliam a capacidade de resposta dos serviços e fortalecem estratégias de acolhimento, escuta qualificada e cuidado integral.

Fotos: Divulgação/SES
A condução técnica do Projeto é da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC). As discussões contemplaram temas como violências, estigmas socioculturais e estratégias de cuidado, incluindo ações voltadas a pessoas privadas de liberdade, reforçando o compromisso da RAPS com a promoção dos direitos humanos e da cidadania. O encontro também apresentou experiências exitosas e práticas alinhadas aos princípios do SUS e à educação permanente, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com o fortalecimento das políticas públicas de saúde mental e com o desenvolvimento contínuo da rede de cuidado em Santa Catarina.
As atividades reuniram turmas de diversas regiões do Estado, envolvendo participantes de municípios como Florianópolis, São José, Tijucas, São João Batista, Tubarão, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Laguna, Criciúma, Cocal do Sul, Içara, Morro da Fumaça, Balneário Rincão, Itajaí, Navegantes, Luiz Alves, Balneário Piçarras, Blumenau, Indaial, Pomerode, Timbó, Presidente Getúlio, Ibirama, Lontras, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Barra Velha, São João do Itaperiú, Canoinhas, Papanduva, Monte Castelo, Três Barras, Porto União, Mafra, Joinville, Araquari, Garuva, Itapoá, Chapecó, Águas de Chapecó, Planalto Alegre, Palmitos, Pinhalzinho, Quilombo, São Carlos, Cunhataí, Xanxerê, Abelardo Luz, Xaxim, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Maravilha e Mondaí.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o evento foi uma iniciativa do Ministério da Saúde.

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc