Secretário de Santa Catarina debate regionalização da saúde com Estado de São Paulo e autoridades internacionais 

WhatsApp_Image_2025-10-16_at_12.22.56.jpeg

 

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participou nesta quinta-feira, 16, do Seminário de Redes Regionais de Atenção à Saúde, em São Paulo. O evento reúne especialistas internacionais e nacionais. O objetivo é promover a integração de ações e serviços para assegurar um cuidado contínuo, abrangente e de alta qualidade, centrado no usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante sua fala na Mesa internacional: fluxos assistenciais na pactuação das redes regionais de saúde - organização, integração, eficiência e qualidade, o gestor destacou os principais avanços da saúde catarinense desde 2023, reforçando o compromisso da gestão. 

“Eventos como este são de extrema importância para a troca de conhecimento. Santa Catarina avançou na área da saúde, conforme a determinação do Governador Jorginho Mello, que resultou em uma série de ações concretas que estão qualificando a prestação de serviços públicos”, afirmou Demarchi.

O evento, que acontece entre os dias 15 e 16, contou com a participação da Ministra da Saúde da Catalunha, especialistas em saúde da Dinamarca, Portugal, entre outros. O encontro é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, com parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Estratégia para a regionalização

Em sua explanação, o secretário de Estado da Saúde abordou o Planejamento Regional Integrado (PRI). É uma ferramenta estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa organizar a gestão da saúde nas regiões através da colaboração entre municípios e o estado.

O PRI promove a Articulação Regional, o Planejamento Estratégico — que avalia necessidades e recursos — e a Integração de Serviços, conectando os níveis de atenção (básica, especializada e hospitalar) para garantir a continuidade e eficácia do atendimento. O objetivo final é o fortalecimento do SUS, assegurando o acesso universal, integral e equitativo à saúde em todo o território catarinense por meio da descentralização e regionalização.

Pioneirismo e investimentos

A apresentação do gestor catarinense também focou nos avanços e investimentos da gestão estadual. Desde 2023, o Governo do Estado tem implantado novas políticas e programas para dar mais agilidade no acesso a tratamentos especializados, com serviços de qualidade. 

Entre os principais destaques, o pioneirismo nacional de Santa Catarina ao criar as habilitações estaduais para serviços de alta complexidade em cardiologia, ortopedia, trombectomia e cirurgia bariátrica; a Política de Valorização Hospitalar para fortalecer as unidades hospitalares; e a implementação da Tabela Catarinense procedimentos eletivos com valores que chegam até 12 vezes os da tabela SUS; além de novos programas.

Santa Catarina também está investindo em infraestrutura, com ampliações, reformas e equipamentos nos hospitais próprios estaduais, filantrópicos e municipais. Na Urgência e Emergência, o estado está aplicando recursos para fortalecer o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ampliando o serviço aeromédico. Também foram realizadas mudanças nos fluxos das cirurgias oncológicas para garantir mais agilidade no tratamento, além de ampliação dos serviços para 19 hospitais que atendem pacientes oncológicos em Santa Catarina. 

Além disso, o Governo de Santa Catarina, em parceria com os municípios, realizou uma série de ações de prevenção e medidas de controle do mosquito Aedes aegypti, levando a uma redução nos casos e óbitos por dengue no estado. Entre as estratégias utilizadas estão a compra e distribuição de hematócritos, ampliação da vacina e intensificação da campanha de combate à dengue. Esse resultado foi possível com o investimento do Estado em tecnologia e apoio da população.

Mais informações:
Gabriela Ressel e Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no Instagram @‌saude.sc