icone facebookicone twittericone instagram

O Governo do Estado, com intermédio da Secretaria Executiva de Articulação Internacional (SAI), recebeu 15 mil máscaras de proteção doadas pelo Governo da Província de Fujian, da China, nesta quinta-feira, 18.

Fotos: Flávio Vieira Júnior /DCSC

A operação de logística foi organizada pela Defesa Civil estadual (DCSC). O trâmite necessário para a liberação do material foi realizado pela Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (OPPA Brasil), via Aeroclube de SC. O carregamento foi transportado do aeroporto de Guarulhos para Santa Catarina e entregue para a Secretaria de Estado da Saúde

Com objetivo de fortalecer as amizades mútuas e promover as relações econômicas, comerciais e culturais entre Santa Catarina e a Província de Fujian, foi assinado um acordo de cooperação entre os Governos em abril de 2018.  Diante da disseminação do novo coronavírus, em abril deste ano, o governo asiático ofereceu uma ajuda humanitária por meio de uma doação de 5 mil máscaras KN95 e 10 mil máscaras descartáveis cirúrgicas triplas. Desde aquele momento começou o trabalho da SAI para recebimento da doação, entregue nesta quinta-feira.

Logística das doações é intensa

O responsável pela Logística da Operação COVID-19, Bernardo Halfeld, comenta que o trabalho de transporte de insumos para o combate ao vírus está sendo intenso. Diariamente são distribuídos respiradores, medicamentos, máscaras, dentre outros itens.

“O aeroclube de Santa Catarina, dando continuidade à missão de apoio ao enfrentamento ao coronavírus no Estado, especialmente com a coordenação da Defesa Civil, promoveu mais esta missão”, comentou o diretor técnico do Aeroclube de SC, Marcelo Dauer. Ele acrescentou que o apoio dos pilotos é voluntário e está agilizando o transporte de materiais para a luta contra  a doença dentro e fora do estado.

O presidente da OPPA Brasil, Umberto Branco, explicou que desde o início da pandemia a instituição passou a organizar voluntários de todo o Brasil para realizar o transporte de materiais para o combate ao coronavírus. “Organizamos essa rede que conta com mais de 240 parceiros e percebemos, desde o início, a capacidade articulação do Aeroclube e do Estado de Santa Catarina para essa iniciativa”, ressaltou. De acordo com ele, foi uma ação que completou com satisfação. “São materiais que vão fazer a diferença para as pessoas que estão na linha de frente contra o vírus. Acreditamos que a aviação está efetivamente cumprindo o papel mais nobre que é integrar o país”, finalizou.

Empresas auxiliam no combate

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), recebe continuamente doações para o enfrentamento ao coronavírus. Nesta sexta-feira, 19, foi recebido o segundo lote de doações do banco Santander, totalizando 571,3 mil máscaras laváveis de tecido.

>> Mais fotos na galeria

Da Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil Bolívia (TBG) foram disponibilizadas mil máscaras descartáveis PFF3 e 1950 kits de higiene, compostos por xampu, sabonete e escovas de dente.

>> Confira a lista de doações completa aqui

Já o Sindicato das Empresas do Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina (SINDTRADE) realizou a doação de 4,5 mil óculos de proteção, 15 mil máscaras descartáveis e 880 galões de cinco litros de álcool em gel.