icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde contesta as afirmações do prefeito de Palhoça, Camilo Martins, sobre o papel do Governo do Estado no que diz respeito ao enfretamento à pandemia de Covid 19.  

O Governo do Estado, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) fornece diariamente aos gestores municipais e população, as informações necessárias para a tomada de decisão de forma regionalizada. Em tal ferramenta constam dados sobre o cenário de transmissão do vírus, a ocupação de leitos e evolução dos casos. As recomendações para a tomada de decisão também estão disponíveis para os gestores locais.

A SES publicou cerca de 600 páginas de portarias, notas técnicas e protocolos embasados por profissionais técnicos habilitados, com informações detalhadas sobre todos os procedimentos adotados no combate ao coronavírus, protocolos médicos, entre outros. 

O prefeito mostrou desconhecer o trabalho do Estado com informações que não condizem com a realidade. 


O Governo de Santa Catarina forneceu equipamentos e leitos de UTI para que os hospitais possam trabalhar de forma qualificada e ordenada. Aumentou-se, com isto, mais de 70% da capacidade pré-existente de leitos de UTI nas cidades catarinenses (570, ao todo) e somos o único a contar com respiradores nacionais fabricados no próprio Estado. 

Mensalmente, a Saúde paga o teto da política hospitalar catarinense a 116 hospitais da rede SUS. 

É preciso ressaltar que a gestão regionalizada evidencia a preocupação do Governo de SC com os municípios de forma direta, pois percebe que ninguém conhece melhor seu município do que seu próprio gestor, do que seu próprio governante. 

Isso, igualmente, amplia de forma efusiva a participação de todos neste combate e resulta em maior integração. Não à toa, Santa Catarina continua sendo referência no combate ao coronavírus. Porque aqui a responsabilidade é cobrada de todos, incluindo prefeitos municipais.

Continuamos conversando todos os dias com os gestores municipais e ampliando ainda mais nossas ações de combate à Covid 19.