icone facebookTwitterInstagram

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 24, mais um lote de equipamentos para ampliação de UTIs nos municípios de Içara, no sul do Estado, e Brusque, na região do Vale do Itajaí.


Foto:Divulgação/SES

Uma operação realizada com a Defesa Civil e com apoio da Polícia Militar, Ciredec, Defesa Civil municipal e Guarda de Trânsito de Içara proporcionou a entrega de 10 respiradores WEG e 10 monitores ao Hospital São Donato. A ação foi definida pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, após reunião com o diretor da unidade, Júlio de Luca, ocorrida na última terça-feira, 21. O envio faz parte da estratégia do Governo do Estado em reforçar o atendimento para os moradores da região Carbonífera.

Motta Ribeiro destacou que a proposta apresentada pelo São Donato auxiliará no enfrentamento à pandemia. “Acertamos, assim como fizemos com outras unidades, o fornecimento de equipamentos por parte do Estado, bem como a habilitação desses leitos junto ao Ministério da Saúde”, disse.

Durante a tarde, outros 12 monitores e 12 respiradores foram encaminhados ao Hospital Azambuja, em Brusque. Com isso, a unidade já contabiliza 21 respiradores entregues pelo Governo Catarinense para utilização em leitos de UTI, no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Durante a semana já foram enviados outros 10 respiradores para o município de Nova Trento e um lote com 37 equipamentos para atendimento às unidades hospitalares de Timbó, Blumenau e Curitibanos.

Desde o início da pandemia o Governo de Santa Catarina já criou 616 leitos de UTI para atender pacientes graves com coronavírus. Destes, foram habilitados pelo Ministério da Saúde (MS), até o momento, 570 leitos e 46 aguardam aprovação. Além dos leitos de UTI, foram criados 30 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar, que é considerado uma estratégia complementar no que se refere a oferta de ampliação de leitos(estes aguardam habilitação no MS).