O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, montou um quarto no Instituto de Cardiologia (ICSC), em São José, para observação e recuperação dos pacientes que passam por cateterismo cardíaco. A parceria proporciona mais segurança aos pacientes, pois evita que sejam transportados imediatamente de volta ao HIJG após o procedimento.

O Serviço de Cardiologia do HIJG realiza cateterismos cardíacos em São José, pois o ICSC possui aparelho de hemodinâmica, necessário ao procedimento. “Precisávamos de um espaço físico para observação dos nossos pacientes e isso foi disponibilizado pelo Instituto. Montamos com mobiliário e equipamentos do HIJG. O paciente sai do exame ou do procedimento de cateterismo, é levado para o quarto e fica em torno de seis horas em observação, com um cardiologista, uma enfermeira e um técnico de Enfermagem. Depois, é transportado novamente ao Joana de Gusmão. Há um mês com este quarto com dois leitos, estamos muito mais tranquilos quanto à recuperação das nossas crianças”, ressalta a médica chefe da Cardiologia do HIJG, Marcia Mallmann Cappellari.

667

Marcia e o diretor do HIJG, Maxiliano de Oliveira, visitaram o diretor o ICSC, Tiago Meister Pinto, para agradecer a parceria. “Sabemos que a demanda do Instituto de Cardiologia é enorme, por isso a decisão de disponibilizar esse quarto representa um gesto de carinho importante ao Infantil. Agradecemos em nome de todas as crianças que eles estão ajudando”, disse Oliveira, enaltecendo também a participação decisiva do secretário de Estado da Saúde, André Motta, e do superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais (SUH/SES), Marcio Mesquita Judice, para que a parceria pudesse ser concretizada.

O HIJG mantém uma escala de plantão de profissionais médicos e de Enfermagem para acompanhamento das crianças que passam por cateterismo no Instituto todas ás quintas-feiras.
A cardiologista Mariana de Souza Parreiras, integrante da equipe, explica que a demanda por cateterismo aumentou muito nos últimos anos, como consequência do aumento das cirurgias cardíacas. “Cateterismo é cada vez mais um exame de diagnóstico e de procedimento, de intervenção, que evita uma nova cirurgia. A hemodinâmica está propiciando isso, o que é fantástico, porque não precisamos abrir uma criança novamente numa cirurgia. Isso diminui a morbidade desses pacientes”, salienta a médica.
O cateterismo é um exame invasivo que não serve apenas para ajudar no controle da hipertensão arterial pulmonar, mas também no diagnóstico de outras patologias cardíacas.

Histórico do cateterismo infantil em SC

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) realiza cateterismos cardíacos no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) há pelo menos 30 anos. Desde o início, o responsável foi o médico cardiologista Luiz Carlos Giuliano. No início, as cirurgias cardíacas no HIJG eram realizadas por profissionais que faziam cirurgia cardíaca de adulto e era comum solicitar cateterismo de diagnóstico.

Mais informações para a imprensa:
Bruna Borges
Comunicação Social HIJG