icone facebookicone twittericone instagram

Com seus leitos de UTI-Neo ocupados, a Maternidade Carmela Dutra busca doadores de leite materno. Qualquer mãe que esteja amamentando seu bebê em casa pode doar leite excedente para os bebês. Atualmente, o Banco de Leite Humano (BLH) da instituição pasteuriza semanalmente cerca de 17 a 26 litros de leite, o que segundo a equipe não está sendo o suficiente para todas as crianças.

WhatsApp Image 2022 02 22 at 17.49.33

“Esse leite não está sendo o suficiente para atender a demanda da Maternidade Carmela Dutra e estamos precisando priorizar a distribuição desse leite para os mais necessitados. O nosso estoque foi consumido pelo alto nível de lotação dos leitos e precisamos de mais doadoras”, resumiu a enfermeira do BLH da Maternidade Carmela Dutra, Tânia Regina Scheidt. A enfermeira também salientou que a doação diminui na época das festas, o que impacta o começo de ano. “Cada doadora, cada doação, é muito importante. Pois faz a diferença na vida desses bebês '‘apressadinhos’'. Além de leite, as doadoras doam tempo, que é muito precioso nessa fase do puerpério”, reforçou Tânia.

As mães de bebês internados, que por algum motivo não estão conseguindo amamentar, também podem ir até o BLH para extrair o leite, que é armazenado e, posteriormente, levado até o bebê. Também é possível fazer extração de leite à beira leito. Servidoras em aleitamento materno também pode utilizar o banco de leite da Maternidade.

WhatsApp Image 2022 02 22 at 18.03.37

O BLH da Maternidade fica aberta os sete dias da semana, de 7h até 19h, na R. Irmã Benwarda, 208, no Centro de Florianópolis.

WhatsApp Image 2022 02 22 at 18.01.42

Como ser uma doadora

Qualquer mãe que esteja amamentando seu bebê em casa pode doar leite excedente para os bebês da Carmela Dutra. Para ser doadora, basta entrar em contato com o BLH no telefone (48) 98853-5896 ou pelo e-mail blhmcd@saude.sc.gov.br. A equipe solicitará os exames do pré-natal e agendará um horário para buscar o leite. Em casa, o leite deve ser armazenado e congelado em vidros com tampa plástica. A equipe do BLH levará os vidros esterilizados até a doadora para recolher o leite.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99628-1141
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br