icone facebookicone twittericone instagram

A campanha Janeiro Branco, em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”, o mês promove a reflexão de ações e pensamentos para o ano que se inicia e estimula a melhoria nas relações humanas, o enfrentamento e combate do estigma sobre os adoecimentos mentais e a valorização e fortalecimento de políticas públicas voltadas para esta área.

Janeiro Branco 23 Wallpaper

A ideia é alertar para os cuidados com a saúde mental da população por meio da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os sofrimentos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância do debate sobre o tema dando visibilidade à rede de apoio mantida em Santa Catarina para as pessoas que necessitam de atendimento especializado.

De acordo com o coordenadora da saúde mental da SES, Ludmilla Castro, as ações voltadas a saúde mental são inerentes do cotidiano do trabalho da atenção primária e ressoam por meio de grupos, oficinas terapêuticas e de aprendizado, ações comunitárias no território onde se localiza o espaço da atenção primária.

“A ênfase do Janeiro Branco é direcionada às ações de promoção e prevenção que já são inerentes ao processo de trabalho das equipes, principalmente da atenção primária, quando tentamos evitar o asseveramento de uma doença ou até mesmo o surgimento de uma, dentro do espaço da saúde mental”, destaca.

Desde a sua idealização, em 2014, a campanha nacional Janeiro Branco enfatiza ações capazes de promover saúde mental, como políticas públicas específicas para essa área e condições sociais dignas de existência; práticas de exercícios físicos; autoconhecimento; qualidade de vida; contato com a natureza; autonomia; sentidos próprios de vida, entre outros fatores que possam trazer bem-estar.

Ações

Santa Catarina conta com 112 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas diversas modalidades, 4 Serviços de Residenciais Terapêuticos (SRT) que constituem-se como uma modalidade assistencial substitutiva da internação psiquiátrica prolongada destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais que não possuam suporte social e laços familiares e que viabilizem sua inserção social, 29 Equipes Multiprofissionais Especializadas em Saúde Mental (EMAESM), que são uma  ferramenta para a ampliação do acesso e qualificação do cuidado às pessoas com sofrimento psíquico de caráter moderado, 1 Unidade de Acolhimento (UA), que visa oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos para os usuários, 857 Leitos SUS em psiquiatria distribuídos em 78 hospitais do Estado.

Dados

Estima-se que de janeiro de 2018 a abril de 2022, o número médio anual de pessoas que realizaram consulta com profissionais da psicologia nos 112 CAPS do estado foi de 4 mil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, retirados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS).

A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, inquérito de base domiciliar e âmbito nacional, realizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre autorrelato de depressão diagnosticado por profissional de saúde, aponta que:

Brasil

2013 - 7,6%
2019 - 10,6%

Santa Catarina:

2013 - 12,8%
2019 - 13,1%