icone facebookicone twittericone instagram

Desde que assumiu a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretária Carmen Zanotto vem intensificando o trabalho junto aos hospitais. Além de realizar diversas reuniões com os gestores, ela está visitando as estruturas.

1889

Na manhã desta terça-feira, 07, foi a vez do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR). Acompanhada da diretora Rosina Moritz e da equipe, a secretária visitou alguns andares da unidade hospitalar.

O Celso Ramos sofre com a superlotação e com alguns problemas estruturais. Como o hospital é emergência de porta aberta recebe número expressivo de pacientes, o que pode acarretar demora no atendimento. No entanto, muitos dos pacientes que chegam ao HGCR apresentam enfermidades de baixa complexidade e poderiam receber atendimento nas unidades básicas de saúde e nas unidades de pronto atendimento.

Os pacientes classificados com risco grave são prioridade por se tratar de um hospital referência para atendimentos de alta complexidade em trauma-ortopedia (politrauma), neurocirurgia e neurologia.

“Precisamos focar na alta complexidade e na realização de cirurgias. Alguns procedimentos podem ser realizados na região do paciente, encurtando distâncias e evitando o desgaste de viagens. Conversei com alguns pacientes do norte do Estado, por exemplo, que saíram de madrugada para o atendimento.”, explica Carmen Zanotto.