No dia 1º de março, o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria abrirá as portas do Espaço da Família Ronald McDonald, local que irá oferecer mais acolhimento e qualidade de vida para crianças e adolescentes de outros municípios que realizam tratamento oncológico no ambulatório de quimioterapia. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, tem capacidade para 60 pessoas, e conta com brinquedoteca, salas de atividades infantil e juvenil, copa, sanitários, fraldário e guarda volumes. A estrutura com 130m² foi construída junto ao prédio do Hospital ao lado do Ambulatório.

O projeto, viabilizado por meio de um convênio com o Instituto Ronald McDonald, tem como meta a redução na taxa de abandono ao tratamento oncológico de crianças e adolescentes que residem em diversos municípios do estado e que atualmente não contam com uma estrutura para acolhimento e espera do transporte para suas cidades de origem.

1121

Para a realização do projeto, foram investidos R$ 1 milhão, valor que custeou a realização da obra estrutural e a aquisição de móveis e equipamentos. O recurso foi destinado pelo Instituto Ronald McDonald, por meio da campanha McDia Feliz de 2014 a 2019, que tem o Hospital Infantil como uma das instituições beneficiadas.

A participação da comunidade na campanha e o apoio de centenas de voluntários e empresas parceiras, aliados ao fundamental suporte do Instituto Ronald McDonald e da rede de restaurantes McDonald’s, possibilitaram ao Hospital Infantil idealizar este projeto. “Nós estamos muito felizes em realizar este grande sonho! Em breve, a união dos esforços de todos vai representar ainda mais carinho e acolhimento aos nossos pacientes”, pontua Ir. Ivete Negreli, Diretora Geral do Hospital.

1120

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria pertence a rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e oferece atendimento pelo SUS para Joinville e região. Em 2022, o Ambulatório de Oncologia da instituição realizou cerca de 3.200 atendimentos para pacientes oriundos de 49 municípios diferentes de Santa Catarina. Cerca de 2.200 das consultas e quimioterapias foram oferecidas para crianças e adolescentes de outras cidades. Na maioria dos casos, os pacientes de outros municípios recebem atendimento e precisam aguardar junto com o acompanhante o transporte que os levará de volta para suas cidades de origem. Alguns deles passam mais de 8 horas esperando o transporte.

O Hospital Infantil de Joinville é referência em diversas especialidades pediátricas para Santa Catarina e em 2022 foi premiado como 6º melhor hospital público do Brasil pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde.

1119