Atentos aos períodos sazonais de aumento dos vírus respiratórios, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) renovou, por mais três meses, os contratos com sete unidades hospitalares para o atendimento dos pacientes infantis. Essas unidades complementam a rede própria da Secretaria. Também está prevista a abertura de mais 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Regional de São José (HRSJ).

A atualização do Painel de Leitos da Superintendência de Regulação do Estado, desta quarta-feira, mostra que existem 224 leitos de UTI Neonatal ativos em Santa Catarina, com uma taxa de ocupação de 95,54%. Com relação aos leitos pediátricos são 117 leitos ativos com uma taxa de ocupação de 70,09%.

Nos próximo período estarão também ativos mais 10 leitos de UTI Neonatal no HRSJ, dobrando a capacidade de atendimento da unidade. “Estivemos em visita a unidade alinhando junto a direção a abertura desses leitos. É mais um cuidado que estamos tendo na atenção à saúde tanto das gestantes quanto desses bebês”, explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

“Nós mantivemos a rede que foi ampliada no ano passado, tivemos um incremento importante de leitos voltados para o atendimento infantil no último ano e com essas renovações de contrato com as unidades garantimos esses atendimentos”, afirma o superintendente dos Hospitais Públicos, Roberto Benedetti.

Contratos foram renovados:
● Hospital Helmuth Nass, em Biguaçu, com 10 de UTI neonatal;
● Hospital Oase, em Timbó, com 10 de UTI neonatal;
● Hospital Hélio dos Anjos Ortiz, em Curitibanos, com 5 de UTI neonatal;
● Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, com 6 de UTI pediátrica;
● Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, com 6 de UTI pediátrica;
● Hospital Seara do Bem, em Lages, com 5 de UTI pediátrica;
● Hospital Azambuja, em Brusque, com 10 de UTI neonatal e 2 de UTI pediátrica;
● Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com 4 de UTI neonatal.