icone facebookicone twittericone instagram

O compromisso firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hospital Marieta Konder Borhsaen vem mudando a vida de diversos pacientes oncológicos da região de Itajaí, desde o dia 16 janeiro a unidade já realizou 459 cirurgias de uma meta de 553. O Hospital está inserido no Programa de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado, assim como outras 96 unidades de saúde.

Um trabalho que vem exigindo uma nova organização dentro da unidade e um comprometimento dos profissionais do corpo clínico para que horários de realização de procedimentos fossem ampliados. 

“Tivemos o comprometimento de todos para que chegássemos a esses resultados, são vidas que estão sendo salvas, famílias que estão salvas. Seguimos com o trabalho buscando sanar a espera pelos procedimentos”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A unidade conta com oito salas no centro cirúrgico e para atender a demanda do mutirão, quatro estão dedicadas a realização desses precedimentos de alta e média complexidade com ampliação dos horários de funcionamento incluindo os finais de semana.

A ampliação dos serviços ocorreu após uma reunião entre a SES e a direção do Hospital, em janeiro deste ano, que permitiu alinhar os fluxos de chegada dos pacientes. Como um hospital referência em oncologia a estratégia foi dedicar os pacientes oncológicos para que seja possível cumprir a legislação realizando o atendimento desses casos em até 60 dias.

18

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom


As cirurgias mais realizadas no período foram de:
• Cabeça e pescoço: 146
• Mastologia: 87
• Geral: 100
• Ginecologia: 41
• Urologia: 68
• Gastrologia: 7
• Ortopedia: 6
• Torácica: 4

Desde de que o Programa do Governo do estado foi lançado houve uma redução de 1.149 pacientes na fila de espera por cirurgias oncológicas em todo estado.

Programa Estadual de Cirurgias Eletivas

O Programa foi lançado, pelo Governo do Estado, no dia 6 de fevereiro. O objetivo é zerar a fila de espera de cirurgias eletivas em 6 meses. Para este ano estão empenhados R$ 235 milhões. Os valores serão utilizados para o pagamento dos procedimentos. Estão incluídas no Programa também as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados.