icone facebookicone twittericone instagram

Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão sendo capacitados em Gestão de Projetos nesta segunda e terça-feira, 27 e 28 de março. Vinte profissionais de áreas estratégicas realizam o curso que marca o início dos projetos mapeados para o Ciclo 2023 do Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública de Santa Catarina (PIC/SC) na pasta.

O objetivo principal é desenvolver e disseminar o conhecimento em Gerenciamento de Projetos, ampliando as competências organizacionais e, consequentemente, melhorar a gestão de Projetos na Saúde Estadual. 

25

Além dos profissionais indicados por algumas áreas, a maioria dos participantes integram o Comitê de Integridade e Compliance, que foi formado para implementar as medidas propostas no PIC/SC do ciclo 2022 e instituído por meio da portaria nº 1.291, de 24 de novembro de 2022. 

A capacitação foi desenvolvida em 4 módulos. No primeiro dia, 27, no 4º andar do Anexo I da SES, estão sendo abordados os “Fundamentos de Gestão de Projetos” e “Oficina de Project Model Canvas e Estrutura Analítica de Projeto”. No segundo dia, 28, na sala de Informática da Escola de Governo ENA, serão realizadas as oficinas de “Estruturação de Projetos no sistema GPP” e o “Uso do “Projeta SC como ferramenta de gestão de projetos - Dashboards”.

O curso é ministrado por quatro especialistas em gerenciamento de projetos (Isabela Lucktenberg, Michelle Roldan, Rafael Jappur e Saman Broering) e a gestora de portfólio, Maria Luiza Cabral Breda, da Diretoria de Projetos, pertencente à Superintendência de Gestão Estratégica da SES (DPRO/SGE/SES). O setor é responsável por coordenar, junto ao Comitê, e sob a responsabilidade da superintendência, as definições das estratégias para implementação das medidas de tratamento dos riscos mapeados no plano do ciclo 2022.

Ciclo 2022

O projeto criado para acompanhamento do primeiro ciclo do Programa na SES está concluído, e pode ser acessado pelo Portal de Gestão de Projetos do Governo do Estado de Santa Catarina - ProjetaSC - no endereço www.projeta.sc.gov.br, sob o número 3067/2022.

Os novos projetos resultantes da estruturação do Ciclo de 2023 também poderão ser acompanhados no mesmo endereço, assim que estruturados.

Entenda

Os Programas de Integridade e Compliance, instituídos pela Lei n. 17.715/2019, tem como objetivo reduzir riscos de práticas ilícitas, fortalecendo a prevenção e o combate à corrupção. Tem como um de seus objetivos assegurar que dirigentes, servidores e demais colaboradores de uma organização atuem segundo os valores, princípios éticos e padrões para cumprimento de sua missão, dentro dos limites da legalidade, da eficiência e da moralidade administrativa.

Integridade na administração pública é a qualidade de seguir princípios e condutas que priorizem o interesse público sobre os interesses privados.

Compliance, do verbo inglês to comply, significa cumprir leis e regras com o objetivo de promover condutas éticas para garantir o alinhamento de todos com os princípios éticos da administração pública.