icone facebookicone twittericone instagram

Em homenagem ao Dia da Criança Traqueostomizada, o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, realizou um ciclo de palestras no Centro de Estudos nesta segunda-feira, 19. O evento foi voltado para profissionais de saúde, crianças traqueostomizadas, seus responsáveis e familiares.

HIJG traqueo capa

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

Referência no atendimento de crianças traqueostomizadas, o Hospital Infantil de Florianópolis atende em torno de 75 pacientes. A maioria deles, são crianças e adolescentes que nasceram prematuros e precisaram utilizar a traqueostomia para a sua sobrevivência.

A celebração do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, no dia 18 de fevereiro, foi instituída pela Lei nº 14.249/2021 com o objetivo de promover ações de conscientização e de esclarecimento sobre os cuidados necessários às crianças que passam por traqueostomias. A ideia é sensibilizar profissionais da saúde, pais, responsáveis e familiares sobre a importância do atendimento multidisciplinar a essas crianças, como forma de diminuir o risco de complicações e morte, bem como estimular ações de assistência adequadas para sua proteção e tratamento.