O Hospital de Caridade de Jaguaruna (HCJ) realizou na terça e quarta-feira, 19 e 20, um mutirão de cirurgias oftalmológicas eletivas beneficiando pacientes de vários municípios. Foram realizados 194 procedimentos, sendo 191 de pterígio e três de transplante conjuntival. A ação foi desenvolvida entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Ideas, organização social gestora da unidade.
O pterígio é uma alteração na conjuntiva, que é a membrana transparente que recobre a parte branca do olho, popularmente conhecida como “carne no olho”. O procedimento cirúrgico consiste na raspagem dessa carne que cresce por cima da córnea. Já o transplante conjuntival é quando substitui a conjuntiva doente por um enxerto saudável.
Todos os pacientes realizaram os procedimentos e receberam alta no mesmo dia, não precisando ficar internados. “Abrimos a agenda regulada pelo Estado, onde os municípios enviaram as suas demandas e todos que vieram foram atendidos. O mutirão beneficiou pacientes de 25 municípios do Sul de Santa Catarina. Para nós, isso é muito gratificante ”, destacou a diretora do HCJ, Kathleen Fagundes.
O Hospital de Caridade de Jaguaruna é contratualizado com a SES/SC por meio do Programa de Valorização dos Hospitais. A unidade é habilitada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgias eletivas de hérnia e vesícula, além de realizar atendimento de urgência e emergência a pacientes da região.