A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), realiza o “Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias”, nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, no Instituto Federal de Santa Catarina, no campus São Miguel do Oeste. Este é o primeiro encontro sobre o tema, sendo que os próximos ocorrerão ao longo do ano em Joinville, Florianópolis e Joaçaba.

seminário estomias maioFoto: divulgação/ Ascom SES

O seminário tem por objetivo desenvolver competências específicas em profissionais de saúde para proporcionar um cuidado integral, eficiente e humanizado a pessoas com estomias, visando melhorar a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes.

Além disso, busca subsidiar profissionais de saúde para prestação de assistência segura e de qualidade aos pacientes estomizados e contribuir para melhoria de sua qualidade de vida, buscando a reabilitação e a reinserção no convívio social.

Segundo o Ministério da Saúde, a estomia (ou ostomia) é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório e urinário, criando uma abertura artificial (orifício) entre órgãos internos e o meio externo. Condições traumáticas ou patológicas podem gerar necessidade de uma estomia para a manutenção da vida.

O mesmo evento será realizado novamente nos dias 26 e 27 de junho, na Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), em Joinville; nos dias 17 e 18 de julho na Alesc, em Florianópolis; e em 27 e 28 de novembro, em Joaçaba, sem local definido até o momento.

Todos os palestrantes, o conteúdo programático e os locais dos eventos, assim como a elaboração dos slides, estão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde.

Programação do seminário

No primeiro dia (22), o seminário abordará temas relativos ao serviço estadual de atenção à saúde das pessoas com estomias, aos critérios para indicação e regulação de insumos/apresentação dos documentos padronizados e critérios para indicação e regulação de insumos/apresentação dos documentos padronizados: respiratória, e sobre os equipamentos para estomia respiratória - indicação de uso das tecnologias.

No dia 23, serão tratados temas sobre equipamento para estomias - indicação de uso das tecnologias Convatec (códigos padronizados atualmente); avaliação, seleção e indicação de equipamentos coletores e adjuvantes.

O seminário será finalizado com a “Oficina Cinco Estações”, com os temas:
Estação 1 - adjuvantes e suas indicações;
Estações 2 e 3 – manejo dos estomas;
Estação 4 - preenchimento dos anexos;
Estação 5 – estomia respiratória.

Serviço:

O que: Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias
Quando: 22 e 23/05/2024
Onde: IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste, rua 22 de
abril, 2440 - São Miguel do Oeste.
Contato: Jaqueline Reginatto (48) 99178-9542