icone facebookicone twittericone instagram

Estava tudo pronto para o parto de número 15 mil no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), de Criciúma. A pequena Maeve Mayumi Gobetti nasceu de cesárea, às 12h27, do dia 13 de maio, esbanjando saúde e alegria. No ambiente, um aroma de paz e felicidade. O hospital do Governo do Estado já registrou mais de 15.150 nascimentos desde sua inauguração, em dezembro de 2018, sempre disponibilizando atendimento humanizado aos pacientes.

bb hmisc 2

Ansiosa pela chegada da sua primogênita, Diully Maiumy Gobetti Sato, de 24 anos, moradora de Balneário Rincão, deu entrada no HMISC no dia 12 de maio. Então foi iniciada a preparação para o parto. A gestante pode usufruir do serviço de aromaterapia com óleos essenciais, que favorece a produção de substâncias relaxantes, estimulantes e sedativas, reduzindo a sensação de dor e ansiedade no processo do parto.

Referência nos atendimentos em toda a região do Sul do Estado, o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é 100% SUS e oferece serviços diferenciados às parturientes antes, durante e após o parto. Entre os métodos alternativos e não farmacológicos disponibilizados, além da aromaterapia, estão a musicoterapia, o banho de imersão, a bola suíça e a cromoterapia. Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Aromaterapia: os óleos essenciais podem ser utilizados durante a gravidez no parto e pós-parto. Mas é preciso ter alguns cuidados. No serviço oferecido pelo HMISC é possível contar com o apoio profissional de uma farmacêutica com especialização para uso de óleos essenciais.

Musicoterapia: O uso de música durante o trabalho de parto pode favorecer no alívio da dor, na diminuição da tensão e do medo, na segurança, na tranquilidade, no vínculo parturiente/profissional e na melhor adequação da gestante ao ambiente.

Banho de imersão: É uma alternativa para o conforto da mulher, durante o trabalho de parto, por oferecer alívio à parturiente sem interferir na progressão do parto sem trazer prejuízos ao recém-nascido.

Bola suíça: Seu uso facilita posições fisiológicas para o trabalho de parto. Também incentiva a descida fetal. A bola auxilia na rotação do bebê quando ele está na posição posterior, incentiva relaxamento pélvico, facilita o balanço pélvico e os movimentos do corpo. A bola também pode acelerar a rotação e a descida do bebê em um parto difícil. A bola pode ser usada como suporte para a posição de cócoras.

Cromoterapia: Nesse método, a escolha das cores dependerá do estado de cada paciente. O vermelho é indicado para estimular as contrações e o amarelo, para diminuir enjoos. O verde é muito indicado para acalmar a gestante, sem desacelerar o processo. Já o azul reduz a percepção da dor (efeito analgésico) e a pressão arterial, diminui o ritmo respiratório e inibe a descarga de adrenalina, enquanto o laranja melhora o humor.