Florianópolis, 24 de novembro de 2014.

A Secretaria de Estado da Saúde informa, a seguir, a situação das emergências dos hospitais Florianópolis, Regional de São José e Instituto de Cardiologia, nesta segunda-feira, 24 de novembro.

O Hospital Florianópolis estava atendendo, às 12h desta segunda-feira, um paciente; 24 pessoas aguardavam atendimento no saguão. Segundo informações da direção do hospital, não havia pacientes internados na emergência geral. A situação é de normalidade. Nas últimas 24 horas, o Hospital Florianópolis, que é referência em ortopedia, atendeu 35 pacientes na emergência ortopédica. Na emergência geral foram socorridas 78 pessoas, e no setor pediátrico foram atendidas 26 crianças nas últimas 24 horas.

O Instituto de Cardiologia, que atende, via Sistema Único de Saúde, a população com problemas cardiológicos, estava atendendo, até as 14h desta segunda-feira, 05 pacientes na Emergência. Havia uma pessoa aguardando consulta. Segundo informações da direção do Instituto, 42 pacientes estão internados na Emergência (08 no semi-intensivo; uma pessoa na reanimação; 11 no repouso; e outros 22 pacientes na medicação). Até o início da tarde, havia 66 pessoas nas unidades de internação e outras 10 na ala coronária. Nas últimas 24h, o ICSC atendeu 35 pessoas na Emergência e fez 09 novas internações. Há um total de 108 pacientes internados no hospital.

No Hospital Regional de São José havia, na emergência geral, 86 pacientes internados até o início da tarde desta segunda-feira. A emergência está lotada. O atendimento é feito de acordo com a gravidade dos casos, a partir da classificação de risco que é feita com cada paciente que chega. Nas últimas 24 horas, de acordo com as informações da direção do Hospital Regional de São José, houve 205 atendimentos em emergência (envolvendo emergência geral, oftalmológica e obstétrica). Na emergência pediátrica, 141 crianças foram atendidas. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 267 pacientes internados.

No Hospital Regional de São José, cerca de 80% dos casos que chegam à Emergência são ambulatoriais, ou seja, são situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos. São casos, por exemplo, de febre e dores generalizadas. Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais.