Xanxerê, 8 de setembro de 2015

Com o objetivo de fomentar ações de prevenção, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, promove a 5ª Semana de Controle de Infecção Hospitalar. Durante cinco dias - de 21 a 25 de setembro, serão realizadas palestras com o objetivo de orientar profissionais de saúde e comunidade acadêmica sobre as principais medidas para prevenir os quadros infecciosos no ambiente hospitalar.

Segundo a enfermeira Lisete Breier, o diferencial desta edição serão os palestrantes, que abordarão temas como disseminação de genes e resistência bacteriana no meio ambiente, hemoculturas e ainda prevenção de infecções hospitalares. “O foco da comissão é disseminar junto aos nossos colaboradores as boas práticas que devem ser adotadas diariamente no ambiente hospitalar, para auxiliar no controle das infecções, principalmente aquelas causadas por bactérias multirresistentes”, comenta.

A abertura do evento será às 14 horas de segunda-feira (21), com a presença do biólogo e Doutor em Meio Ambiente Arnildo Korb. Na quarta-feira (23), o farmacêutico-bioquímico e Mestre em Microbiologia Fabio Knapp palestrará sobre hemoculturas. As palestras e demais atividades da semana serão destinadas aos colaboradores do hospital, profissionais da saúde e acadêmicos interessados.

A infecção hospitalar é aquela adquirida no hospital e que não estava presente ou em incubação quando da admissão do paciente. O quadro pode manifestar-se durante a internação ou mesmo após a alta.