icone facebookTwitterInstagram

Florianópolis, 8 de setembro de 2015

Por sugestão da comissão organizadora da 7ª Conferência Estadual de Saúde, com aprovação do Conselho Estadual de Saúde, o evento levará o nome de “Dr. João José Cândido Da Silva”, ex-secretário de Estado da Saúde e Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Cândido também desempenhou importante papel na secretaria municipal de Saúde de Florianópolis. Chegou a atuar na Secretaria Executiva Nacional e Ministério da Saúde, em Brasília, e foi chefe de gabinete do Ministério da Previdência e 2º Secretário Nacional de Assistência Social do País. Faleceu em 9 de fevereiro de 2014.

Conheça um pouco mais sobre a história de João José Cândido da Silva

Nascido em Blumenau em 1948, Candido da Silva formou-se em Medicina pela UFSC. Foi médico do Corpo Clínico do Hospital de Caridade e era especialista em medicina desportiva. Possuía ainda especialização em Administração Hospitalar pela FGV/SP e mestrado em Administração pela UFSC, além de ser professor universitário na UFSC há 38 anos.

Durante 13 anos trabalhou em Brasília nas décadas de 1980 e 1990. Em 1991, atuou na Secretaria Executiva, exercendo o cargo interino de Ministro da Saúde e outros cargos de secretário nacional na Saúde. Além disso, foi Chefe de Gabinete do Ministério da Previdência e foi 2º Secretário Nacional de Assistência Social do País em 1998.

No Ministério da Educação, foi chefe da Assessoria Especial de Ciências da Saúde e coordenador dos Hospitais Universitários (HUs). Representou tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde no Conselho Federal de Entorpecentes (Confen).

De volta ao Estado, foi titular da Secretaria de Estado da Saúde até 2002 e, posteriormente, assumiu a secretaria municipal de Saúde da Capital, onde permaneceu até março de 2012, quando assumiu a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).