A Secretaria de Estado da Saúde informa a situação das Emergências dos hospitais Florianópolis, Celso Ramos, Regional de São José e Instituto de Cardiologia de Santa Catarina nesta sexta-feira (23):

Hospital Florianópolis – Até o fim da manhã, oito pessoas estavam sendo atendidas na emergência enquanto 15 aguardavam no saguão. O atendimento na emergência da unidade é feito de acordo com a gravidade dos casos, por meio da classificação de risco. Nas últimas 24 horas, o hospital, que é referência em ortopedia, atendeu 50 pacientes na Emergência ortopédica, 222 na Emergência geral e 105 na Emergência pediátrica. O quadro geral é de 35 pacientes internados. Nas últimas 24 horas foram feitas sete internações.

Hospital Celso Ramos - Na Emergência da unidade localizada em Florianópolis, 10 pessoas aguardavam atendimento até o final da manhã, 19 pacientes estavam internados e 10 em observação. Nas últimas 24 horas, a Emergência recebeu 231 pessoas. Desse total, 90 eram para Ortopedia (em geral, pessoas que sofreram acidentes de trânsito); 107 para clinica médica e 34 para clínica cirúrgica.

Instituto de Cardiologia – Um paciente estava sendo atendido no final da manhã na Emergência desta instituição localizada em São José. Nenhuma pessoa aguardava consulta e 29 estavam internadas, sendo seis na Emergência semi-intensiva, nenhuma na reanimação, 12 no repouso, e outros 11 na medicação. Até o fim da manhã havia 66 pessoas nas unidades de internação e 15 na ala coronária. Nas últimas 24h, o Instituto de Cardiologia atendeu 29 pessoas na Emergência e fez 13 novas internações. Há um total de 110 pacientes internados no instituto.

Hospital Regional de São José - Nas últimas 24 horas foram realizados 342 atendimentos nas emergências geral, ortopédica, oftalmológica e obstétrica. Na emergência pediátrica foram feitos 174 atendimentos. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 270 pacientes internados. Nas ultimas 24 horas foram realizadas 52 internações.

Salientamos que cerca de 80% dos casos que chegam às Emergências são ambulatoriais, ou seja, situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos.

Informações adicionais:

Secretaria de Estado da Saúde