Florianópolis, 10 de novembro de 2015

Com o objetivo de informar a população quanto aos parâmetros da qualidade da água para o consumo em Santa Catarina, a Diretoria da Vigilância Sanitária (Divs/SC) disponibiliza mensalmente o "Boletim da qualidade da água para consumo humano dos municípios do Estado”. A análise é feita de acordo com padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde 2.914/11 e Portaria Conjunta 398 de 2009.

Para baixar os boletins é só acessar o site da Vigilância Sanitária (www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br) e clicar no botão “Boletim de qualidade da água” localizado na parte inferior da página. Os municípios estão agrupados por Regional de Saúde.

alt

Caso algum município não seja localizado, significa que a Vigilância Sanitária Municipal não está em dia com a alimentação do Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua).

Esse sistema tem como finalidade auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais do setor de saúde e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água e da geração de informações em tempo hábil para planejamento, tomada de decisão e execução de ações de saúde relacionadas à água para consumo humano.

O Siságua é uma ferramenta do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), que consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido pela legislação. Essas ações visam a prevenção dos agravos transmitidos pela água e a promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações do Vigiágua são desenvolvidas pelas Vigilâncias Sanitárias municipais, estaduais, e do Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental.