Blumenau, 1º de junho de 2016

Nesta quarta-feira, 1º, a Central de Regulação de Internações Hospitalares da Macrorregião do Vale do Itajaí começa a regular cerca de 1,6 mil leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), de 26 hospitais das regiões do Médio e Alto Vale do Itajaí. Ao todo, 42 municípios e aproximadamente 1 milhão de habitantes serão beneficiados.

A estrutura, montada junto à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Blumenau, terá nove médicos reguladores e 24 atendentes de regulação (videofonistas). O atendimento será 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana. Além da ADR de Blumenau, a Central de Regulação abrange as ADRs de Brusque, Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul, Taió e Timbó.

A Central irá regular o acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares dos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, próprios, contratados ou conveniados. O objetivo é garantir o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde às ações e serviços de saúde em tempo oportuno, fazendo a articulação entre as unidades hospitalares solicitantes e executoras dos serviços de saúde da Macrorregião do Vale do Itajaí.

Com a abertura da Central de Regulação do Vale do Itajaí, Santa Catarina ficará totalmente coberta na regulação das internações hospitalares. Outras sete centrais, instituídas pela Lei Estadual nº 16.158, de 2013, já estão em funcionamento e atendem as regiões da Grande Florianópolis (Capital), Planalto Norte e Nordeste (Joinville), Sul (Criciúma), Meio Oeste (Joaçaba), Grande Oeste (Chapecó), Foz do Rio Itajaí (Itajaí) e Serra Catarinense (Lages).