icone facebookicone twittericone instagram

 São José, 23 de setembro de 2016

A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou nesta sexta-feira, 23, a nova sede da Escola de Formação em Saúde (Efos), localizada na Rua das Tulipas, no Bairro Bela Vista III, em São José, na Grande Florianópolis. A Efos é vinculada à Diretoria de Educação Permanente em Saúde e à Superintendência de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde e está inserida na rede de escolas técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS), compondo o grupo de 40 escolas ligadas ao Ministério da Saúde.

Localizado no mesmo local onde já funciona a escola, o novo prédio possui cinco andares e garagem. “Agora teremos um espaço à altura de nossos alunos e servidores, com novas salas de aulas, laboratórios de enfermagem, laboratório odontológico e de informática, biblioteca, salas administrativas e dos professores, copa para servidores e outra para alunos e um auditório”, detalha a gerente da Efos, Andiara Sopelsa.

Com uma área construída de 2,5 mil metros quadrados de área construída, a obra de ampliação e a aquisição do mobiliário custaram R$ 2,8 milhões e foram garantidas por uma parceria da secretaria com o Ministério da Saúde. "A equipe da Efos trabalho muito para concretizar a conclusão dessa obra, demonstrando um espírito público de compromisso com a saúde do nosso Estado. Este é um momento muito importante e todos estão de parabéns", declarou o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing. A cerimônia de inauguração do novo prédio contou também com a presença do diácono da paróquia Nossa Senhora do Rosário, que abençoou a obra.

Fundada em 9 de julho de 1993, a Efos já formou e capacitou aproximadamente 23 mil trabalhadores do SUS, oferecendo cursos de qualificação de ensino médio. No momento, a escola está promovendo três cursos de técnicos de enfermagem e um de especialização técnica nível médio em urgência e emergência. Para o começo de outubro está previsto um de aperfeiçoamento em saúde mental. Além disso estão ocorrendo um curso de técnico de enfermagem e um de especialização técnica de nível médio em saúde mental em Criciúma; um de técnico de enfermagem em Turvo e outro em Joaçaba.