icone facebookicone twittericone instagram

São José, 30 de maio de 2017

O Hospital Regional de São José (HRSJ) realizou, na semana passada, uma cirurgia em uma paciente de 56 anos para a retirada de um sarcoma toracoabdominal – tumor localizado na transição entre a parede torácica e abdominal. Por se tratar de uma condição pouco usual, a operação requereu um procedimento também atípico e o trabalho envolveu três equipes cirúrgicas.

Para a retirada do tumor, que atingiu principalmente a parede torácica e a base do pulmão, a equipe da cirurgia torácica, que tratava do caso, acionou a equipe de cirurgia do aparelho digestivo e oncológica para cuidar de parte do fígado, que também havia sido acometido pela doença.

O médico Luiz Henrique Rezende Pacheco, cirurgião do aparelho digestivo, comentou que o processo era bem complexo e por isso exigiu a participação de outras equipes. "Com a união das equipes conseguimos realizar o procedimento bem mais rápido do que imaginávamos", ponderou Pacheco.

A operação durou cerca de quatro horas e meia – uma marca muito boa, levando em conta que, além da retirada do tumor, as equipes também tiveram que trabalhar na reconstrução dos orgãos afetados.

Marcelo Zanchet , médico integrante da equipe de cirurgia torácica, considerou o procedimento um sucesso. "Acho que foi um procedimento muito bem sucedido. A paciente teve alta em um tempo até menor do que o esperado para uma cirurgia deste porte. Ela recebeu alta no oitavo dia do pós-operatório e já se encontra em fase de acompanhamento de recuperação", complementou o cirurgião.

A complexa cirurgia foi realizada por Daniel de Pietro e Marcelo Zanchet (cirurgia torácica), Luiz Henrique Rezende Pacheco (cirurgia do aparelho digestivo), Marcelo Araújo Vieira Angelo (cirurgia oncológica) e Cinthia Francalacci (anestesista).